A Oficina Nacional de Capacitação sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres do campo e da floresta foi iniciada nesta manhã, 3 de fevereiro, no Auditório Margarida Maria Alves, na Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), em Brasília. A atividade reúne a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR), diretoras da CONTAG, representantes das regionais, lideranças rurais jovens, parceiras da Marcha, as secretárias de Mulheres da CUT e CTB, entre outras convidadas.
Esta é a primeira atividade do ano das mulheres trabalhadoras rurais e, logo no início, todas elencaram os seus maiores sonhos: igualdade, respeito, acesso ao conhecimento, autonomia, liberdade, unidade entre as mulheres, um mundo sem violência, e cumprimento da Lei Maria da Penha foram alguns dos desejos apresentados por elas.
Após a mística, a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, saudou todas as mulheres participantes da oficina e destacou a importância desta agenda. “Estamos há meses sonhando com essa oficina e fizemos o possível para envolver o máximo de companheiras. Temos o desafio de implementar as unidades móveis nos estados e, com certeza, a agenda do combate à violência vai consumir boa parte do nosso tempo nesse ano”.
A oficina acontece até a próxima quarta-feira. Até lá, estão programadas apresentações sobre das conquistas da Marcha das Margaridas, dos Projetos Margaridas em Marcha no Enfrentamento da Violência contra Mulheres do Campo e da Floresta, e Viver sem Violência, de Mesa Redonda sobre essa temática, trabalho em grupo, debate sobre o “Transformatório das Margaridas”, entre outros momentos.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi