A Comissão Nacional de Jovens e suas assessorias estão em Brasília nesta semana, de 30 de outubro a 1 de novembro, para participar da Oficina Nacional “Juventude Conectada ao Programa Jovem Saber”. O objetivo é capacitar para a utilização do Sistema OnLine do Programa Jovem Saber, assim como avaliar as ações da Secretaria Nacional de Jovens da CONTAG e planejar as ações da comissão para o próximo ano, considerando a atual conjuntura política do Brasil.
Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, a expectativa é que, a partir desta oficina, os secretários estaduais de Jovens impulsionem a criação e o acompanhamento de grupos do Jovem Saber, o que vai fortalecer a organização da juventude rural nos municípios. “Nós atualizamos o sistema online do Programa Jovem Saber e era necessário realizar uma capacitação para que a comissão nacional possa realizar um trabalho mais eficaz junto à base”, explica Mônica Bufon. A oficina também incluiu a participação dos Secretários de Finança e Administração da CONTAG, Juraci Souto, e de Política Agrária, Elias Borges, que conversaram com os(as) representantes da juventude sobre Sustentabilidade Político-Financeira e sobre o fortalecimento das ações junto aos jovens assentados e acampados, respectivamente. O evento contará também com o debate sobre a Marcha das Margaridas 2019 e com a Subsecretária de Reordenamento Agrário, Raquel Santori, sobre políticas públicas e outros temas relevantes aos jovens rurais.
A integrante da Comissão Estadual de Jovens da Federação dos Trabalhadores Rurais do Maranhão (FETAEMA), Patrícia dos Santos Lima afirma que a participação na oficina foi bastante proveitosa. “Foi muito importante participar da construção de conhecimentos que poderei levar para a juventude rural maranhense, de estar presente em uma análise de conjuntura e no diálogo com representantes de áreas importantes como Política Agrária, Finanças, Políticas Sociais, Mulheres, assim como o diálogo com a Raquel Santori”. O secretário de Jovens da Federação de Trabalhadores Rurais de Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Catarina (Fetaesc), Adriano Gelsleuchter, acredita que o planejamento das atividades da Comissão de Jovens para os anos de 2019 e em preparação para o Festival Nacional da Juventude, em 2020,merecm destaque, assim como a oficina para capacitação para a utilização do sistema online do Programa Jovem Saber. “Isso vai facilitar a organização dos grupos em nossos estados”, explica Adriano. “Saio satisfeito da oficina, pois os temas abordados foram produtivos, como o tema agrário, crédito fundiário, possibilidade de intercambio para conhecer experiências de sucessão rural. Além disso, houve boa participação dos integrantes da comissão, mesmo com muita renovação. Volto com a missão de realizar as tarefas planejadas aqui com a Comissão Nacional”, completa Adriano. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto