As Margaridas Seguem em Marcha e sua luta avança a cada dia...
Será lançado nesta noite, 27 de março, o Portal do Observatório das Margaridas. Esse será um instrumento interativo de informação, comunicação e articulação de amplo alcance sobre a realidade das mulheres trabalhadoras do campo e da floresta, com a participação ativa destas e envolvendo lideranças, intelectuais do meio acadêmico, gestoras públicas, possibilitando o acompanhamento das pautas da Marcha das Margaridas e das políticas públicas.
O Observatório tem como objetivo central dar visibilidade à plataforma política das mulheres do campo e da floresta, servindo de instrumento para o acompanhamento do processo de efetivação das reivindicações das mulheres presentes na pauta da Marcha das Margaridas e de qualificação política do diálogo com os diferentes poderes do Estado e os mecanismos de controle social das ações do poder público.
O lançamento será realizado às 18h30, no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Brasília, com a presença da diretoria e assessoria da CONTAG, das Regionais, das Federações, da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) e demais convidados(as).
Sobre a Marcha das Margaridas – A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. É coordenada pelo conjunto do MSTTR - composto pela CONTAG, pelas 27 FETAGs e por mais de 4.000 STTRs - e por entidades parceiras. A Marcha se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista a partir de grandes mobilizações nacionais nos anos de 2000, 2003, 2007 e 2011. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi