Durante dois dias, Contag, Fetag-RS, parlamentares e representantes dos governos federal e estadual e empresas discutiram um projeto de desenvolvimento energético adequado ao Rio Grande do Sul. Foi no seminário Cana-de-açúcar, Álcool e Etanol - o Rio Grande do Sul como Potência Energética, organizado pela Assembléia Legislativa estadual nos dias 1 e 2 deste mês em Porto Alegre. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, participou do evento.
O seminário foi proposto pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS), ex-presidente da Fetag-RS . Ele destacou que o tema é estratégico e dialoga com a inclusão social, ao ocupar os trabalhadores e a diversificação de culturas. "Nos ajudem a construir um projeto que valorize o agricultor, com inclusão social, desenvolvimento sustentável e uma oportunidade de negócios para milhares de pessoas", disse.
Schuch destacou que o agricultor está disposto a plantar qualquer cultura que tenha viabilidade econômica. "Esse é o xis da questão. O problema não é produzir, mas comercializar. Às vezes se planta e se colhe e não se tem para quem vender". Segundo ele, a nova matriz energética que se configura no estado representa uma oportunidade de geração de receita e agregação de renda para a agricultura, em especial a de que pequeno porte.
Fonte: Emmanuelle Nunes