A FETAGRI-PA e a CUT-PA, entidades que representam os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, neste estado, vêm pelo presente manifestar seu mais profundo pesar, aos familiares da líder e delegada sindical e quilombola, Maria Trindade da Silva Costa que em vida prestou tão grande contribuição à Luta dos Quilombolas e dos trabalhadores rurais, em geral.
A morte da Sra. Maria Trindade da Silva Costa, significa uma perda irreparável para a Luta em defesa das populações rurais, especialmente os quilombolas de Santana do Baixo, região do rio Jambuaçu, no município de Moju, onde atuava como delegada sindical e liderança comunitária.
A FETAGRI-PA e a CUT-PA se mantém firmes na convicção de que é necessário denunciar cada caso de violência perpetrado contra os trabalhadores rurais, principalmente contra as mulheres, lideranças e dirigentes dos movimentos sociais e reafirma sua confiança de que o poder público, na esfera do judiciário, saberá encontrar o autor ou autores de mais este ato de covardia e violência cometido contra uma trabalhadora rural. Na avaliação de nossas entidades, o assassinato de mais uma liderança sindical é fruto da conjuntura que se instalou no nosso país, a partir do desrespeito às regras democráticas que ensejou o aumento da violência e deu margem ao sentimento de impunidade.
Os trabalhadores e trabalhadoras rurais, representados por suas entidades reafirmam a sua disposição de continuar em luta pela reforma agrária e em defesa dos direitos das populações do campo por uma vida digna e sem violência.
Belém-Pará, 26 de junho de 2017.
Ângela Conceição Lopes de Jesus Euci Ana Costa Gonçalves
Presidenta- FETAGRI-PA Presidenta – CUT/PA.
José Gonçalves de Moura Neto Moisés de Souza Santos
Sec de Pol Agrária – FETAGRI-PA Vice-presidente-FETAGRI-PA
Sec de Juve ntude FONTE: Comunicação CUT/Fetagri-PA