Diante das notícias veiculadas pela imprensa sobre a reforma ministerial e dos questionamentos que temos recebido do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag) vem a público para fazer os seguintes esclarecimentos:
1)O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem uma importância fundamental para milhões de agricultores e agricultoras familiares, assalariados e assalariadas rurais e trabalhadores e trabalhadoras sem-terra de todo o País.
2)A indefinição sobre o nome do futuro ministro do Desenvolvimento Agrário vem trazendo sérias dificuldades para as atividades do MDA nos últimos meses. Essa situação compromete o andamento dos programas de reforma agrária, do Plano Safra e de assistência técnica, entre outros, e do planejamento das ações do ministério para os próximos quatro anos.
3)Consideramos urgente a escolha do novo titular do MDA e defendemos que o próximo ministro seja um gestor público comprometido com o avanço da reforma agrária, com o fortalecimento da agricultura familiar e com a garantia dos direitos trabalhistas no campo.
4)A Contag também defende que o futuro ministro tenha a representatividade política necessária para responder aos desafios do MDA, dialogar com todas as organizações sociais do meio rural e garantir a implementação das políticas públicas para a inclusão social e econômica das populações do campo.
5) Na condição de representante de 25 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais, a Contag encaminhou ao presidente da República uma série de sugestões para aperfeiçoar a gestão do MDA. O objetivo dessas propostas é contribuir para a implementação efetiva do desenvolvimento rural sustentável no Brasil.
Manoel José dos SantosPresidente da Contag
Mais informações:
Patrícia Cunegundes ? 9618.2681Assessora de Imprensa da Contag