A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) lamenta este momento de extrema dificuldade que enfrentam pessoas de alguns estados brasileiros atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias, a exemplo da Bahia, de Minas Gerais, do Piauí e de Goiás.
Na Bahia, estado mais prejudicado pelas enchentes, informações divulgadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) nesta terça-feira (28), registram 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados. Desde total, 358 feridos, 21 mortes e mais de 471 mil pessoas afetadas. Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa, Itaberaba, Itamaraju, Jucuruçu, Macarani, Prado, Ruy Barbosa, Itapetinga, Ilhéus, Aurelino Leal e Itabuna.
Enquanto parte do Brasil sofre atualmente com as enchentes, no Sul do Brasil, a seca já dura meses e segue se agravando e deixando um lastro de estragos para milhares de famílias, comprometendo a produção agrícola e a economia da região.
A Confederação aproveita a oportunidade para cobrar dos governos federal, estaduais e municipais um papel fundamental no combate aos impactos ambientais e às suas duras consequências para a população. No atual momento, cabe aos governos, em especial ao governo federal, apresentar medidas emergenciais que garantam cestas básicas e vale-gás à população atingida, recuperação de casas, de estradas e de outras infra-estruturas destruídas ou danificadas pelas chuvas. E também medidas e políticas públicas que minimizem os prejuízos na região Sul do Brasil, causados pela falta chuva.
Como prevenção às catástrofes climáticas, cabe ao governo federal repensar sua atual política ambiental, pois recentemente na Conferência Mundial do Clima (COP26), o governo brasileiro não apresentou medidas eficazes de controle do clima, mas apenas declarações de intenções e de metas, mas sem a clareza das ações concretas para cumpri-las.
A CONTAG, Federações e Sindicatos filiados se somam em uma grande corrente de solidariedade e pede que ajudemos esses brasileiros e brasileiras atingidos(as) diretamente pelas mudanças climáticas no nosso País, quer seja pelas fortes chuvas, por secas severas ou outros impactos ambientais que têm destruído vidas e provocado a miséria.
Nossa missão como organização sindical é cuidar das vidas e do meio ambiente!
FONTE: Diretoria da CONTAG