Com a participação da Diretoria da CONTAG e cerca de 60 dirigentes das 7 Federações dos estados que fazem a Regional Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), segue em Manaus nesta quarta-feira (16), o Seminário sobre Desenvolvimento da Agricultura Familiar, que tem como objetivo de debater o conceito da agricultura familiar, que nasce a partir da decisão do Sistema CONTAG pela representação específica da Agricultura Familiar. “O debate sobre o conceito da Agricultura Familiar no Norte leva em consideração as questões ambientais que são bastante expressivas na região Amazônica, e se afirma na busca por um pauta unitária com os agricultores(as) familiares, pescadores, ribeirinhos(as), quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, entre outros representantes de organizações da terra, das águas e das florestas”, destaca o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva.
Para contribuir com o debate, o professor doutor e pesquisador Alfredo Wagner, trouxe para os(as)dirigentes uma análise de conjuntura com dados importantes da região Norte sobre a caracterização da agricultura familiar e sobre a história do Movimento Sindical da Amazônia.
Depois do Norte, do Sudeste, do Sul, e do Nordeste, o Seminário acontece ainda esta semana de 17 a 19 de agosto, em Brasília-DF, com dirigentes da Regional Centro-Oeste, encerrando uma agenda que possibilitou o debate sobre a conceituação da Agricultura Familiar por todo o Brasil. “Na busca em repensar especificamente qual o conceito de agricultura familiar irá representar melhor a CONTAG, precisamos ter cautela enquanto Diretoria da CONTAG. Por isso, estamos escutando atenciosamente cada companheira e companheiro dos Sindicatos, das Federações, além de pesquisadores(as) dos Movimentos Sociais, pois acreditamos que só assim, alcançaremos de forma conjunta e participativa, nossa definição final”, ressalta o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
PARIDADE DE GÊNERO A implementação da PARIDADE de gênero nas instâncias do Movimento Sindical tem sido outro tema bastante debatido em todos os Seminários. “No Norte mais uma vez afirmamos a necessidade do MSTTR discutir e implementar a paridade nas Federações e cumprir a cota estatutária da participação de no mínimo 30% de mulheres e 20% de jovens em todos os Sindicatos filiados ao sistema CONTAG. As companheiras aqui do Norte aproveitaram também para avaliar de forma muito especial a resolução do nosso 12º Congresso, referente ao tema”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Vale ressaltar que os Seminários Regionais fazem parte da estratégia do Movimento Sindical para aprofundar o tema e cumprir uma deliberação do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR) que decidiu que o conceito da agricultura familiar a ser adotado pelo sistema CONTAG deve ser aprovado em um Conselho Deliberativo ampliado. A previsão é que o Seminário Nacional aconteça ainda no mês de setembro, em Brasília-DF. ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO REGIONAL NORTE Aproveitando a presença dos dirigentes acontece também em Manaus-AM a eleição da coordenação da Regional Norte (2017 a 2019). FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes