Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMINÁRIOS REGIONAIS
Nordeste discute Desenvolvimento da Agricultura Familiar
WhatsApp

26 de Julho de 2017


Arquivo pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
seminários regionais

Depois de ter sido realizado no Sudeste, segue em Recife-PE nesta quinta-feira (27), o Seminário Regional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Nordeste, com o objetivo de debater o conceito da agricultura familiar, que nasce a partir da decisão do Sistema CONTAG pela representação específica da Agricultura Familiar. Os Seminários Regionais fazem parte da estratégia do Movimento Sindical para aprofundar o tema e cumprir uma deliberação do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR) que decidiu que o conceito da agricultura familiar a ser adotado pelo sistema CONTAG deve ser aprovado em um Conselho Deliberativo ampliado.



O debate da Regional Nordeste sobre o papel da Agricultura Familiar no desenvolvimento rural leva em consideração a discussão sobre ruralidades e a diversidade dos sujeitos políticos do campo, águas e das Florestas. “Aqui é um espaço de discutir a representação e representatividade a partir dos debates já acumulados anteriormente nos encontros, Plenárias, Congresso e Conselhos, com destaque para o enquadramento e conceito da Agricultura Familiar”, ressalta o presidente da CONTAG, Aristides Santos.



Aristides aproveitou para também destacar a representação do Nordeste no debate e a necessidade de harmonia que deverá ter todo o conjunto do Movimento Sindical em relação ao seu conceito de Agricultura Familiar.

“O Nordeste é a maior Região da CONTAG, com o maior número de delegados(as) no conselho ampliado. São 9 estados com dirigentes politicamente qualificados(as). Portanto, tem uma força importante na conceituação da Agricultura Familiar. Porém, neste debate específico, o Nordeste tem que olhar para o Brasil como um todo, como sempre olhou. Respeitando uma Política Nacional e não apenas Regional”, ressalta.

Além do conceito da agricultura familiar, o Seminário também promoverá um debate sobre a atual conjuntura política do Brasil, em destaque às implicações das reformas trabalhista e previdenciária sobre a vida da classe trabalhadora e as deliberações congressuais do 12º CNTTR, em especial para a paridade, cota de juventude e atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).



A partir de todo o caminho percorrido antes e durante os Seminários Regionais, o Movimento Sindical construirá entendimentos sobre qual o conceito de Agricultura Familiar que o Sistema CONTAG passará a dotar a partir da representação específica da categoria.

Vale ressaltar que todas as questões trazidas pelos grupos nos Seminários Regionais serão aprofundadas em um Seminário Nacional que deve reunir em Brasília-DF aproximadamente 350 dirigentes sindicais de todo o país.



No Nordeste participam do debate dez dos doze diretores(as) da CONTAG e cerca de 130 dirigentes sindicais dos 9 estados da região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).

No Seminário também estão sendo apresentados os desafios, diretrizes e ações do planejamento Estratégico da CONTAG na perspectiva de ser articulado com os planejamentos das Federações.

ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO REGIONAL

Aproveitando a presença dos dirigentes acontece também em Recife-PE o Encontro Regional para eleição da coordenação da Regional Nordeste (2017 a 2019). FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico