A Contag defende maior participação da agricultura familiar nas discussões sobre a comercialização de produtos agrícolas. A federação abordou o tema no I Seminário Interestadual de Integração, Parcerias e Perspectivas de Acesso aos Mercados, que ocorreu nos dias 10 e 11 de abril, em Teresina (PI). O evento foi organizado pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) e promovido pelo Banco Mundial.
O seminário contou com a participação de representantes de todos os estados do Nordeste, do Norte, de Minas Gerais, de membros das associações de produtores rurais, de agentes financiadores do PCPR e de representantes de grandes redes atacadistas. O objetivo era discutir a geração de renda e a troca de experiências na agricultura familiar.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, reconhece a importância do evento para o Nordeste. Ele ressalva, contudo, que a participação do movimento sindical deve ser mais efetiva nos próximos encontros. "O envolvimento dos sindicatos nos dá uma visão mais completa dos programas que existem na região", explica.
Os organizadores esperam um aumento no intercâmbio de experiências de implementação de projetos. Com isso, fica mais fácil a integração dos PCPRs com outros programas estaduais e federais.
Agência Contag de Notícias