A Contag e o STTR de Juazeiro conseguiram a nomeação de um interventor para assegurar que a safra da fazenda Mariad, em Juazeiro (BA), seja colhida e vendida para efetuar o pagamento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. O nome escolhido foi o do engenheiro agrônomo Rogério Santana, indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro com o apoio da Fetag-BA. A nomeação foi feita pela Justiça Federal do estado.
Na opinião do presidente do Sindicato, Agnaldo Meira, o interventor é uma pessoa experiente com conhecimento administrativo. "Nesse primeiro momento a indicação foi muito importante para tranqüilizar os dois mil trabalhadores que precisam receber seus direitos", afirmou.
Os trabalhadores e trabalhadoras ruraisestão com medo de perdero emprego e ficar semsalários porquea fazenda foi embargada pela Justiça com a prisão do proprietário, o traficante colombiano Gustavo Duran Bautista. Segundoinvestigação daPolícia Federal, a propriedade era usada para o tráfico de drogas.
A fazenda Mariad emprega com carteira assinada os trabalhadores fixos e safristas. Segundo Agnaldo, os funcionários não sabiam das irregularidades e viam na fazenda uma boa oportunidade de emprego, já que o patrão cumpria toda a legislação trabalhista.
A Contag reivindica ainda que a expropriação das terras para a reforma agrária.
Mais informações com o presidente do Sindicato de Juazeiro, Agnaldo Meira: (74) 36128579 ou8811 4307.
FONTE: Agência Contag de Notícias