Foto: César Ramos
O Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, veio ao Brasil para o lançamento da campanha “100 Milhões por 100 Milhões”, uma iniciativa global pelo fim do trabalho infantil e contra toda forma de exploração, coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria temática do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
O lançamento aconteceu nesta segunda-feira, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no Museu Nacional, em Brasília. A agenda de lançamento também contou com audiências públicas na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, Exposição Fotográfica do Ministério Público do Trabalho intitulada #ChegaDeTrabalhoInfantil e uma roda de conversa com a participação do Nobel da Paz com estudantes e comunidade escolar. O indiano também fez uma visita à sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), que sempre foi parceira das iniciativas mundiais e nacionais de combate ao trabalho infantil e da proteção infanto-juvenil.
“A visita do Nobel da Paz Kailash Satyarthi à nossa entidade nos dará mais ânimo para o desafio de promover ações e de cobrar dos governos a efetiva proteção infanto-juvenil. Ainda mais nesse momento que vivemos de retrocessos e retirada de direitos, quando as crianças e adolescentes serão os mais impactos com a falta de investimentos nas políticas sociais e as reformas que estão tramitando no Congresso Nacional. Vamos nos somar à campanha”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
O indiano Kailash Satyarthi expressou sua felicidade em estar no Brasil e na CONTAG, e compartilhou com todos e todas o Prêmio Nobel da Paz. “O verdadeiro crédito vai a todos os parceiros que marcharam juntos contra a escravidão e também a vocês, pois a CONTAG sempre foi uma importante parceira. Se não fosse por todos vocês não seria capaz de ganhar o prêmio em nome de todas as crianças”, reconheceu.
Segundo Kailash, a maior parte das crianças trabalham no campo e destacou que nem todos os países possuem sindicatos fortes como os do sistema CONTAG para combater essa exploração infanto-juvenil. “Por isso é tão significativo o trabalho de vocês. Se o sindicato se enfraquece, a luta também se enfraquece, e a distribuição de renda também se enfraquece, bem como a coletividade e a democracia. Precisamos ter sindicatos fortes, porque os sindicatos representam justiça e são o poder e a voz de pessoas comuns”, ressaltou o indiano.
O Nobel da Paz aproveitou para convocar todos e todas para se somarem à campanha. “Conseguimos trabalhar juntos no passado e fomos capazes de pressionar por uma nova convenção global, pedindo o fim da exploração infantil. E as vozes fortes das crianças não foram ignoradas por todos os governos e o resultado foi o dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. E agora contamos com o apoio de vocês para a campanha ‘100 milhões por 100 milhões’. E eu sei que vocês são alguns desses 100 milhões que irão marchar com a gente”, convocou Kailash.
Todas as informações de como se envolver e participar estarão em breve disponíveis em: 100milhoes.org.br
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi