Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
1º DE MAIO
No Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, Centrais Sindicais convocam greve geral contra reforma da Previdência
WhatsApp

01 de Maio de 2019


Nelson Antoine/Estadão Conteúdo
TEMAS RELACIONADOS:
1º de maio

No dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, as 10 Centrais Sindicais: CUT, CTB, Força Sindical, Intersindical (duas), CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT -, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, anunciaram a data da greve geral que paralisará o país contra a reforma da Previdência de Jair Bolsonaro. A data indicativa para a paralisação é o dia 14 de junho. A reforma que Bolsonaro diz que quer fazer para combater privilégios praticamente acaba com o direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores, e atinge em especial os rurais, as mulheres e os mais pobres. Se o Congresso Nacional aprovar o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 006/2019, além da obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres da cidade, o valor das aposentadorias será drasticamente rebaixado. Para ter acesso ao benefício integral, os trabalhadores e trabalhadoras terão de contribuir por, pelo menos, 40 anos. 1º de Maio em todo Brasil

Os atos do 1º de Maio que anunciaram aos trabalhadores e trabalhadoras a agenda de luta contra o fim da aposentadoria ocorreram em todo o Brasil. As centrais sindicais estimam participação de mais de 1 milhão de trabalhadores(as) em todos os estados.

Em São Paulo, o ato nacional unificado aconteceu no Vale do Anhangabaú, a partir das 10h, e reuniu mais de 200 mil trabalhadores e trabalhadoras. O ato político contou, inclusive, com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, representando a categoria trabalhadora rural. O ato também foi marcado por apresentações culturais.



Foto: Ernesto Andrade

O presidente da CONTAG valorizou, em sua fala, o ato unificado em São Paulo com 10 centrais sindicais. “Vivemos um momento importante e a unidade da classe trabalhadora é fundamental e estratégica para enfrentarmos esse cenário de ataque aos direitos, à democracia e à soberania nacional”. Aristides também destacou a importância do campo nessa luta, principalmente pelo que representa a CONTAG com as suas 27 Federações e 4 mil sindicatos, produzindo mais de 70% dos alimentos saudáveis que chegam à mesa dos cidadãos e cidadãs brasileiras(os).

Mais especificamente sobre a reforma da Previdência, o presidente da CONTAG informou que já foram realizadas centenas de audiências públicas nas Câmaras Municipais de Vereadores e nas Assembleias Legislativas em vários estados brasileiros para dialogar com a sociedade e com o poder público local sobre os prejuízos para os trabalhadores e trabalhadoras rurais se a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro for aprovada. “Estamos fazendo a pressão a partir das bases na tentativa de barrar a reforma da previdência. Também disse que as centrais sindicais podem contar com a CONTAG, pois estaremos juntos em todas as manifestações, inclusive reafirmei a nossa participação na greve geral”, enfatizou Aristides, que encerrou a sua fala no ato da seguinte forma: “se o campo não planta, a cidade não janta!”



As atrações musicais do ato do Vale do Anhangabaú foram: Ludmilla, Leci Brandão, Marília Cecília e Rodolfo, Roberta Miranda, Felipe Araújo, Guilherme e Santiago, Yasmin Santos, Toninho Geraes, Dj Evelyn Cristina e Mistura Popular. É a primeira vez na história que as centrais sindicais brasileiras se unem em um ato unificado de 1º de Maio, especialmente para lutar em defesa do direito à aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras. 15 de maio, Dia Nacional de Luta Ainda como parte da agenda de luta, as centrais sindicais já aprovaram a convocação de um Dia Nacional de Luta no dia 15 de maio, quando terá início a greve geral dos professores e professoras. Confira onde foram/serão os atos do 1º de maio nos demais estados do país (em atualização): BAHIA 14h - 1º de maio unificado no Farol da Barra, em Salvador. BRASÍLIA 13h – A CONTAG esteve presente no Ato do 1º de maio da classe trabalhadora no Taguaparque, que contou com a presença de cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras do DF e entorno. O momento foi marcado por várias falas polítcas contra a "reforma" da Previdência, a celebração dos 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF), Feira de produtos artesanais, Exposição de animais para doação, Espaço criança e Apresentações Culturais de Vanessa da Mata, Odair José, Israel e Rodolffo, entre outras atrações locais.





CEARÁ 15h - Concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa, e ato unificado na Praia de Iracema, em Fortaleza, ao lado do Centro Cultural Belchior Largo Luis Assunção. Esse é o maior ato do estado, e conta com a presença de representação da FETRAECE e de Sindicatos filiados.





Também ocorreram atos em dezenas de municípios do Ceará. A FETRAECE destacou o ato realizado na Região do Cariri, onde centenas de trabalhadores e trabalhadoras bloquearam a BR230 durante a manhã desta quarta-feira.



ESPÍRITO SANTO Realização do 1º de Maio “Em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”, contra o fim da aposentadoria, por mais empregos e salários decentes, em Vitória e em Cariacica. Vitória – Praça Costa Pereira, Centro, das 8h30 às 17 horas. Cariacica – Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Vila Palestina, às 8h30 A FETAES e alguns Sindicatos filiados participaram do ato em Vitória. A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, também esteve presente no ato na capital do Espírito Santo.



A programação foi bastante diversificada, com apresentação do Coral Serenata – Alunos(as) da EEFM Mauro Braga, da Banda de Congo de Goiabeiras, Carlos Papel, Julia Papel e Yuri Guijas-que, PretaÔ, Bloco Afro Kizomba e Luta de Classes. Também foi realizada uma Mesa sobre a reforma da Previdência, oficinas, recreação e ato político em defesa da aposentadoria.



GOIÁS 14h – Concentração na Praça Cívica, em frente ao Coreto. 17h – Ato político e atividades culturais com shows e outras atrações na Praça Universitária.

MARANHÃO Ato unificado em São Luís e em vários municípios do estado, contra a reforma da Previdência, por Direitos e pela Democratização do Brasil. No munícípio de Barra do Corda, o Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, partipicipou de Ato com outras categorias, seguindo orientação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familaires do Estado do Maranhão (FETAEMA).



MATO GROSSO 16h – Ato político e cultural, com artistas regionais, na Praça Cultural do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. MATO GROSSO DO SUL 9h às 12h – Ato unificado do 1º de maio na Rua Anacá com a Rua Barueri, bairro Moreninha II. MINAS GERAIS Contagem 7h – Missa do Trabalhador, na Praça da Cemig - Cidade Industrial, com ato e marcha após a missa Venda Nova 9h – Carreata em frente à Praça da Matris, centro Santa Luzia 8h – Praça da Juventude - Bairro Cristina B PARÁ 9h – Ato do 1º de maio no Mercado de São Brás, em Belém. PARAÍBA 14h – Caminhada com concentração em frente ao Centro de Zoonoses dos Bancários. 17 – Ato cultural no Mercado Público de Mangabeira. PARANÁ 8h – Café da manhã, celebração ecumênica e caminhada, na Paróquia São João Batista, Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 698, Bairro Rebouças. PERNAMBUCO 9h - Concentração na Praça do Derby, em Recife. Mulheres e homens do campo e da cidade ocuparam a Praça do Derby em defesa de seus direitos. A FETAPE, através das diretorias de Políticas para Mulheres e de Meio Ambiente e representantes de Sindicatos da região da Mata, mostrou a resistência contra os desmandos do atual governo. “Ocupamos o espaço urbano para falar contra a criminosa Reforma da Previdência, para divulgar a Marcha das Margaridas e em defesa da liberdade do maior líder latino-americano, Lula”, divulgou da FETAPE.





Audiência pública em Bom Jardim também marcou o Dia do Trabalhador e Trabalhadora em Pernambuco, reunindo centenas de agricultores e agricultoras e parceiros, além de representante do governo do estado Gleibson, secretário executivo da agricultura familiar, e o deputado estadual Doriel Barros. A quadra ficou lotada para debater a criminosa reforma da previdência. "Só que devemos continuar na luta, na resistência e por LULA LIVRE!”, reforçou a presidenta da FETAPE, Cícera Nunes. A audiência também teve distribuição da edição especial do Brasil de Fato que mostra a posição dos deputados federais e senadores de Pernambuco em relação à Reforma. Pela FETAPE, estiveram presentes além da presidenta, Cícera Nunes, o diretor de Finanças e Administração, Paulo Roberto, e o diretor de Política da Terceira Idade, Israel Crispim.



PIAUÍ 8h - Ato do 1º de maio na Praça da Integração – C.S.U. do Parque Piauí, em Teresina. A FETAG-PI e Sindicatos participaram do ato, bem como a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.



RIO DE JANEIRO 9h às 14h - Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares. 14h às 17h - Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.

A FETAGRI-RJ participou do ato contra a reforma da previdência social em Macaé, juntamente com representação da CTB.





SERGIPE 8h - Concentração do ato na Praça da Juventude - Conjunto Augusto Franco, em Aracaju. Em seguida, caminhada em direção aos Arcos da Orla de Atalaia, onde ocorreu um ato político e cultural unificado de todas as Centrais com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência. A FETASE participou ativamente do ato.





RIO GRANDE DO SUL Porto Alegre 14h – Concentração na Rótula das Cuias 15h - Caminhada na Orla do Guaíba 16h – Ato na Rótula do Gasômetro Caxias do Sul 14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva Bagé 14h – Concentração na Praça do Coreto, com caminhada pela Avenida 7 de Setembro; Erechim 10h – Concentração no Bairro Atlântico Passo Fundo 14h às 17h – Ato no Parque da Gare Pelotas 14h às 18h - Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera Santa Maria 10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta. Ijuí 14h – Concentração seguida de ato na Praça Central. SANTA CATARINA Florianópolis 9h – Concentração no Parque do Maciço do Morro da Cruz 9h30 – Atividades Culturais 10h – Culto Ecumênico 11h – Panfletagem e diálogo com a comunidade sobre a Reforma da Previdência Palhoça 14h - no Campo de Futebol Frei Damião, com atividades culturais, recreação para as crianças e debate sobre a Reforma da Previdência Blumenau 15h - Ato público unificado na Praça da Prefeitura Chapecó 15h – Sindicato dos Bancários de Chapecó (Rua Porto Alegre, esquina com Benjamim Constant) Lages Ocupa Calçadão em defesa da Previdência Pública e dos direitos dos Trabalhadores Local: Calçadão Centro de Lages (Em frente ao Banco do Brasil) 15h - Concentração 15h30 - Atividade Cultural 15h45 - Debate “Impactos da Reforma da Previdência n@s Trabalhador@s da Iniciativa Privada” 16h30 - Intervenção Cultural 16h40 - Debate “Impactos da Reforma da Previdência n@s Trabalhador@s do Serviço Público” 17h15 - Intervenção cultural 17h25 - Debate “Impactos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres” 18h - Intervenção cultural e final da atividade. Caçador Roda de conversa com chimarrão em defesa dos direitos no parque central de Caçador SÃO PAULO (região metropolitana e interior) Campinas 9h30 – Concentração no Largo do Pará com caminhada até o Largo da Catedral 10h30 – Ato no Largo da Catedral 11h – Ida ao 1º de maio em São Paulo, no Vale do Anhangabaú *A Missa dos Trabalhadores na Catedral aconteceu pela manhã, das 9h às 10h30 Osasco 6h30 - 11º Desafio dos Trabalhadores, tradicional corrida e caminhada de rua do dia 1º de maio, com concentração a partir das 6h30. São Bernardo do Campo Ação Inter-religiosa 9h - Concentração na Rua João Basso, 231, com procissão até a Igreja da Matriz 9h30 - Missa Sorocaba 14h às 22h - O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) organiza um ato político-cultural no Parque dos Espanhóis, com a presença de Ana Cañas, Detonautas, Francisco El Hombre, entre outros.

FONTE: CUT, CTB e demais Centrais Sindicais - Edição: Assessoria de Comunicação da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico