No dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, as 10 Centrais Sindicais: CUT, CTB, Força Sindical, Intersindical (duas), CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT -, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, anunciaram a data da greve geral que paralisará o país contra a reforma da Previdência de Jair Bolsonaro. A data indicativa para a paralisação é o dia 14 de junho. A reforma que Bolsonaro diz que quer fazer para combater privilégios praticamente acaba com o direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores, e atinge em especial os rurais, as mulheres e os mais pobres. Se o Congresso Nacional aprovar o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 006/2019, além da obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres da cidade, o valor das aposentadorias será drasticamente rebaixado. Para ter acesso ao benefício integral, os trabalhadores e trabalhadoras terão de contribuir por, pelo menos, 40 anos. 1º de Maio em todo Brasil
Os atos do 1º de Maio que anunciaram aos trabalhadores e trabalhadoras a agenda de luta contra o fim da aposentadoria ocorreram em todo o Brasil. As centrais sindicais estimam participação de mais de 1 milhão de trabalhadores(as) em todos os estados.
Em São Paulo, o ato nacional unificado aconteceu no Vale do Anhangabaú, a partir das 10h, e reuniu mais de 200 mil trabalhadores e trabalhadoras. O ato político contou, inclusive, com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, representando a categoria trabalhadora rural. O ato também foi marcado por apresentações culturais.
Foto: Ernesto Andrade
O presidente da CONTAG valorizou, em sua fala, o ato unificado em São Paulo com 10 centrais sindicais. “Vivemos um momento importante e a unidade da classe trabalhadora é fundamental e estratégica para enfrentarmos esse cenário de ataque aos direitos, à democracia e à soberania nacional”. Aristides também destacou a importância do campo nessa luta, principalmente pelo que representa a CONTAG com as suas 27 Federações e 4 mil sindicatos, produzindo mais de 70% dos alimentos saudáveis que chegam à mesa dos cidadãos e cidadãs brasileiras(os).
Mais especificamente sobre a reforma da Previdência, o presidente da CONTAG informou que já foram realizadas centenas de audiências públicas nas Câmaras Municipais de Vereadores e nas Assembleias Legislativas em vários estados brasileiros para dialogar com a sociedade e com o poder público local sobre os prejuízos para os trabalhadores e trabalhadoras rurais se a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro for aprovada. “Estamos fazendo a pressão a partir das bases na tentativa de barrar a reforma da previdência. Também disse que as centrais sindicais podem contar com a CONTAG, pois estaremos juntos em todas as manifestações, inclusive reafirmei a nossa participação na greve geral”, enfatizou Aristides, que encerrou a sua fala no ato da seguinte forma: “se o campo não planta, a cidade não janta!”
As atrações musicais do ato do Vale do Anhangabaú foram: Ludmilla, Leci Brandão, Marília Cecília e Rodolfo, Roberta Miranda, Felipe Araújo, Guilherme e Santiago, Yasmin Santos, Toninho Geraes, Dj Evelyn Cristina e Mistura Popular. É a primeira vez na história que as centrais sindicais brasileiras se unem em um ato unificado de 1º de Maio, especialmente para lutar em defesa do direito à aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras. 15 de maio, Dia Nacional de Luta Ainda como parte da agenda de luta, as centrais sindicais já aprovaram a convocação de um Dia Nacional de Luta no dia 15 de maio, quando terá início a greve geral dos professores e professoras. Confira onde foram/serão os atos do 1º de maio nos demais estados do país (em atualização): BAHIA 14h - 1º de maio unificado no Farol da Barra, em Salvador. BRASÍLIA 13h – A CONTAG esteve presente no Ato do 1º de maio da classe trabalhadora no Taguaparque, que contou com a presença de cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras do DF e entorno. O momento foi marcado por várias falas polítcas contra a "reforma" da Previdência, a celebração dos 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF), Feira de produtos artesanais, Exposição de animais para doação, Espaço criança e Apresentações Culturais de Vanessa da Mata, Odair José, Israel e Rodolffo, entre outras atrações locais.
CEARÁ 15h - Concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa, e ato unificado na Praia de Iracema, em Fortaleza, ao lado do Centro Cultural Belchior Largo Luis Assunção. Esse é o maior ato do estado, e conta com a presença de representação da FETRAECE e de Sindicatos filiados.
Também ocorreram atos em dezenas de municípios do Ceará. A FETRAECE destacou o ato realizado na Região do Cariri, onde centenas de trabalhadores e trabalhadoras bloquearam a BR230 durante a manhã desta quarta-feira.
ESPÍRITO SANTO Realização do 1º de Maio “Em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”, contra o fim da aposentadoria, por mais empregos e salários decentes, em Vitória e em Cariacica. Vitória – Praça Costa Pereira, Centro, das 8h30 às 17 horas. Cariacica – Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Vila Palestina, às 8h30 A FETAES e alguns Sindicatos filiados participaram do ato em Vitória. A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, também esteve presente no ato na capital do Espírito Santo.
A programação foi bastante diversificada, com apresentação do Coral Serenata – Alunos(as) da EEFM Mauro Braga, da Banda de Congo de Goiabeiras, Carlos Papel, Julia Papel e Yuri Guijas-que, PretaÔ, Bloco Afro Kizomba e Luta de Classes. Também foi realizada uma Mesa sobre a reforma da Previdência, oficinas, recreação e ato político em defesa da aposentadoria.
GOIÁS 14h – Concentração na Praça Cívica, em frente ao Coreto. 17h – Ato político e atividades culturais com shows e outras atrações na Praça Universitária.
MARANHÃO Ato unificado em São Luís e em vários municípios do estado, contra a reforma da Previdência, por Direitos e pela Democratização do Brasil. No munícípio de Barra do Corda, o Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, partipicipou de Ato com outras categorias, seguindo orientação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familaires do Estado do Maranhão (FETAEMA).
MATO GROSSO 16h – Ato político e cultural, com artistas regionais, na Praça Cultural do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. MATO GROSSO DO SUL 9h às 12h – Ato unificado do 1º de maio na Rua Anacá com a Rua Barueri, bairro Moreninha II. MINAS GERAIS Contagem 7h – Missa do Trabalhador, na Praça da Cemig - Cidade Industrial, com ato e marcha após a missa Venda Nova 9h – Carreata em frente à Praça da Matris, centro Santa Luzia 8h – Praça da Juventude - Bairro Cristina B PARÁ 9h – Ato do 1º de maio no Mercado de São Brás, em Belém. PARAÍBA 14h – Caminhada com concentração em frente ao Centro de Zoonoses dos Bancários. 17 – Ato cultural no Mercado Público de Mangabeira. PARANÁ 8h – Café da manhã, celebração ecumênica e caminhada, na Paróquia São João Batista, Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 698, Bairro Rebouças. PERNAMBUCO 9h - Concentração na Praça do Derby, em Recife. Mulheres e homens do campo e da cidade ocuparam a Praça do Derby em defesa de seus direitos. A FETAPE, através das diretorias de Políticas para Mulheres e de Meio Ambiente e representantes de Sindicatos da região da Mata, mostrou a resistência contra os desmandos do atual governo. “Ocupamos o espaço urbano para falar contra a criminosa Reforma da Previdência, para divulgar a Marcha das Margaridas e em defesa da liberdade do maior líder latino-americano, Lula”, divulgou da FETAPE.
Audiência pública em Bom Jardim também marcou o Dia do Trabalhador e Trabalhadora em Pernambuco, reunindo centenas de agricultores e agricultoras e parceiros, além de representante do governo do estado Gleibson, secretário executivo da agricultura familiar, e o deputado estadual Doriel Barros. A quadra ficou lotada para debater a criminosa reforma da previdência. "Só que devemos continuar na luta, na resistência e por LULA LIVRE!”, reforçou a presidenta da FETAPE, Cícera Nunes. A audiência também teve distribuição da edição especial do Brasil de Fato que mostra a posição dos deputados federais e senadores de Pernambuco em relação à Reforma. Pela FETAPE, estiveram presentes além da presidenta, Cícera Nunes, o diretor de Finanças e Administração, Paulo Roberto, e o diretor de Política da Terceira Idade, Israel Crispim.
PIAUÍ 8h - Ato do 1º de maio na Praça da Integração – C.S.U. do Parque Piauí, em Teresina. A FETAG-PI e Sindicatos participaram do ato, bem como a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
RIO DE JANEIRO 9h às 14h - Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares. 14h às 17h - Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.
A FETAGRI-RJ participou do ato contra a reforma da previdência social em Macaé, juntamente com representação da CTB.
SERGIPE 8h - Concentração do ato na Praça da Juventude - Conjunto Augusto Franco, em Aracaju. Em seguida, caminhada em direção aos Arcos da Orla de Atalaia, onde ocorreu um ato político e cultural unificado de todas as Centrais com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência. A FETASE participou ativamente do ato.
RIO GRANDE DO SUL Porto Alegre 14h – Concentração na Rótula das Cuias 15h - Caminhada na Orla do Guaíba 16h – Ato na Rótula do Gasômetro Caxias do Sul 14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva Bagé 14h – Concentração na Praça do Coreto, com caminhada pela Avenida 7 de Setembro; Erechim 10h – Concentração no Bairro Atlântico Passo Fundo 14h às 17h – Ato no Parque da Gare Pelotas 14h às 18h - Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera Santa Maria 10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta. Ijuí 14h – Concentração seguida de ato na Praça Central. SANTA CATARINA Florianópolis 9h – Concentração no Parque do Maciço do Morro da Cruz 9h30 – Atividades Culturais 10h – Culto Ecumênico 11h – Panfletagem e diálogo com a comunidade sobre a Reforma da Previdência Palhoça 14h - no Campo de Futebol Frei Damião, com atividades culturais, recreação para as crianças e debate sobre a Reforma da Previdência Blumenau 15h - Ato público unificado na Praça da Prefeitura Chapecó 15h – Sindicato dos Bancários de Chapecó (Rua Porto Alegre, esquina com Benjamim Constant) Lages Ocupa Calçadão em defesa da Previdência Pública e dos direitos dos Trabalhadores Local: Calçadão Centro de Lages (Em frente ao Banco do Brasil) 15h - Concentração 15h30 - Atividade Cultural 15h45 - Debate “Impactos da Reforma da Previdência n@s Trabalhador@s da Iniciativa Privada” 16h30 - Intervenção Cultural 16h40 - Debate “Impactos da Reforma da Previdência n@s Trabalhador@s do Serviço Público” 17h15 - Intervenção cultural 17h25 - Debate “Impactos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres” 18h - Intervenção cultural e final da atividade. Caçador Roda de conversa com chimarrão em defesa dos direitos no parque central de Caçador SÃO PAULO (região metropolitana e interior) Campinas 9h30 – Concentração no Largo do Pará com caminhada até o Largo da Catedral 10h30 – Ato no Largo da Catedral 11h – Ida ao 1º de maio em São Paulo, no Vale do Anhangabaú *A Missa dos Trabalhadores na Catedral aconteceu pela manhã, das 9h às 10h30 Osasco 6h30 - 11º Desafio dos Trabalhadores, tradicional corrida e caminhada de rua do dia 1º de maio, com concentração a partir das 6h30. São Bernardo do Campo Ação Inter-religiosa 9h - Concentração na Rua João Basso, 231, com procissão até a Igreja da Matriz 9h30 - Missa Sorocaba 14h às 22h - O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) organiza um ato político-cultural no Parque dos Espanhóis, com a presença de Ana Cañas, Detonautas, Francisco El Hombre, entre outros.
FONTE: CUT, CTB e demais Centrais Sindicais - Edição: Assessoria de Comunicação da CONTAG