Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Na Ilha de Marajó (PA), juventude rural paraense debate participação política e direitos da agricultura familiar
WhatsApp

09 de Julho de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

A participação do jovem na política e nas eleições gerais de 2018, as politicas públicas com foco na educação no campo, saúde com especial atenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), relações de gênero e sucessão rural e o Programa Jovem Saber foram alguns dos temas presentes no I Festival Regional da Juventude Rural da Regional do Marajó, realizado pela Fetagri-PA.


O evento reuniu nos dias 7 e 8 de julho cerca de 150 jovens no Sítio Viegas, no município de Melgaço, nas Ilhas do Marajó, no Pará, e contou com a participação da secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e do secretário de Organização e Formação Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto). Os facilitadores e realizadores do Festival foram o vice-presidente e secretário de Jovens da FETAGRI-PA, Moisés Santos, e a secretária Geral e secretária de Mulheres da FETAGRI-PA, Camila Castro.
Além dos diálogos e oficinas com o educador popular da Rede ENFOC-PA Antônio Pedro, a assistente Social Ieda Gomes e a professora de Língua Portuguesa e Espanhol Jane Lúcia, o primeiro dia desse encontro de jovens foi marcado também pela mística de abertura, que trouxe a valorização dos costumes marajoaras e a representação simbólica das águas, florestas e produtos da Agricultura Familiar. A manhã do segundo dia foi dedicada à integração da juventude rural marajoara por meio do esporte e, à tarde, foi realizado diálogo sobre o Programa Jovem Saber, o sindicalismo para nossos(as) jovens rurais e a importância do envolvimento da juventude na Marcha das Margaridas 2019.
“Foi ótimo poder participar com nossa juventude nestes dois dias, onde teve muito debate de fortalecimento para nossa juventude, integração da juventude desta região, troca de experiência e animação. Foi uma experiência muito bacana”, afirma a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. “Também foi uma boa oportunidade para divulgar e fortalecer o Programa Jovem Saber, que é um importante instrumento de organização dos(as) jovens nos municípios”, completou a dirigente.
Para o secretário de Organização e Formação Sindical, Carlos Agusto Silva, o I Festival Regional da Juventude Rural da Regional do Marajó representa um marco político e histórico importante para a retomada do trabalho de base do MSTTR. “Foi um momento importante também para os jovens se empoderarem para fazer a sucessão rural e resistir às consequências desse golpe. Não tenho dúvida que outros seminários serão reproduzidos no estado do Pará para que essas ações possam fazer a mobilização necessária para o Festival da Juventude, em 2020”, afirma Guto.
De acordo com o vice-presidente e secretário de Jovens da Fetagri-PA, Moisés Santos, “estar presente no I festival da juventude marajoara é de extrema importância. Nesses dois dias debatemos o empoderamento da juventude no movimento sindical, na política partidária e fortalecimento do Jovem Saber, além de momentos de interação e de momentos lúdicos de esporte e lazer. Isso tudo fortalece a luta da juventude”. Para a secretária Geral e secretária de Mulheres da Fetagr-PA, Camila Castro, debater a importância da juventude na perspectiva de fortalecer a sucessão rural ainda é um desafio dentro do MSTTR para as mulheres e homens jovens. “Reafirmar que o empoderamento da juventude é fundamental para o fortalecer a retomada e a organização da luta que garanta qualidade de vida na região que tem pouco acesso às políticas públicas. É um desafio tremendo, principalmente no momento conjuntural do país, de retiradas de direitos que estamos vivendo desde o golpe a presidenta Dilma e a todos que lutam por um governo popular. Nós, enquanto jovens Marajoaras dos Campos, florestas e águas, reafirmamos a nossa luta por direito a democracia”, afirma Camila. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto, com informações da Fetagri-PA



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico