Segue até essa quinta-feira, 04 de agosto, o Seminário Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Polo Sindical Sudoeste Goiano. O evento ocorre no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros. Durante o encontro, estão sendo feitos debates de temas importantes para as mulheres trabalhadoras rurais, como empreendedorismo, autonomia socioeconômica, saúde, combate à violência e políticas públicas. As participantes também terão a oportunidade de fazer visitas técnicas às propriedades rurais do município, para conferir de perto como é uma produção orgânica e também familiar.
Na mesa de abertura estavam presentes a diretora de Mulheres da Fetaeg, Tânia Fernandes, o diretor de Políticas Sociais, Orlando Luiz, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros, Valdemar Rosa de Jesus, o deputado federal, Rubens Otoni, e representantes do Senar, EMATER e OVG.
De acordo com Tânia Fernandes, evento como esse é uma oportunidade de falar sobre o protagonismo da mulher no meio rural, que, historicamente, sempre teve predominância masculina. “A mulher rural não é somente o pilar da casa. Ela deve ter conhecimento do seu poder e da sua força. Mulheres podem ser produtoras, dirigentes sindicais e ocupar todos os espaços que quiser. É isso que queremos resgatar nesse evento”, explica a diretora de mulheres da Fetaeg.
A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra da Costa Lunas, participa do seminário na tarde de hoje (3), ministrando a palestra com o tema “Autonomia Sócio-econômica da Mulher do Campo”.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAEG - Lutiane Portilho