A Comissão Nacional das Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) está reunida na Contag esta semana para discussão e construção da quarta edição da Marcha das Margaridas. Esta é segunda vez que a comissão se reúne em menos de dois meses em torno da pauta de organização da marcha.
Dado o grau de importância que a mobilização tem para as mulheres rurais, a CNMTR já está se articulando, nos estados e nacionalmente, na preparação do evento. A secretária de mulheres da Contag, Carmen Foro, disse que a Marcha das Margaridas já é uma das maiores mobilizações de massa do movimento sindical e um espaço de conquistas muito importante para as mulheres.
“A organização não compreende apenas a logística, outros fatores são muito importantes, como os eixos de reivindicação e as estratégias políticas”, disse. As mulheres que compõem a comissão nacional estão aqui desde terça-feira (10), quando participaram da retomada dos trabalhos do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e já emendaram com a reunião da comissão nacional.
A reunião tem uma pauta única, que debate os objetivos da mobilização, eixos de reivindicação, metas, parcerias, rede de colaboradores e estratégias políticas. As mulheres também fizeram um resgate histórico das últimas três edições para orientar o trabalho de construção da 4ª Marcha das Margaridas, que acontece daqui um ano, em agosto de 2011. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias