A pauta do 13º Grito da Terra Brasil da Contag possui 160 reivindicações. Dentre elas estão as das trabalhadoras rurais. Será a segunda grande mobilização da confederação, que pretende também chamar a atenção das mulheres para a Marcha das Margaridas, prevista para agosto deste ano.
A Comissão Nacional de Mulheres reivindica, em nome das trabalhadoras rurais brasileiras, estímulo ao crédito, combate à violência e garantia dos direitos previdenciários. Segundo a coordenadora de Mulheres da Contag, Carmen Foro, outro ponto da pauta de reivindicações é a criação de um programa nacional de apoio às atividades de grupos produtivos de mulheres. O tema esteve na pauta do Grito da Terra de 2006, mas o governo ainda não se manifestou a respeito. Por isso, as trabalhadoras exigem que, até o segundo semestre de 2007, o programa seja implementado. "Não podemos permitir que até a Marcha das Margaridas nós não tenhamos uma resposta positiva do governo federal nessa questão", cobra Carmen.
Outra reivindicação da Comissão de Mulheres da Contag é a liberação de mais de um financiamento do Pronaf Mulher. Além disso, as mulheres exigem o cumprimento da Lei Maria da Penha, com a implantação de unidades de atendimento nos municípios rurais às vítimas da violência doméstica. Cerca de 1,5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais vão a Brasília receber do governo federal resposta para as 160 reivindicações entregues ao presidente Lula no dia 12 de abril.
Fonte: Emmanuelle Nunes e Angélica Cordova