O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Presidente Venceslau e Marabá Paulista, Rubens Germano, e técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reuniram com produtores rurais do Assentamento Tupanciretã. A reunião tratou de projetos e ações concentradas para o desenvolvimento social e econômico do local. O assentamento fica na cidade de Presidente Venceslau, interior de São Paulo.
Os assentados e assentadas reivindicaram a aplicação de cursos técnicas e profissionais para jovens e mulheres. Os agricultores familiares esperam que a capacitação beneficie a produção e agregue valor aos produtos. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais justificam que a iniciativa trará renda para a comunidade e contribuirá para que permaneçam no campo.
"Os assentamentos são carentes em incentivos para a produção. Na maior parte dos casos, o governo estadual não respalda o trabalho dos assentados e assentadas, apesar de ser responsável direto pela manutenção e também gestão de projetos nestas áreas", diz Rubens Germano. "Por conta disso, procuramos auxiliar os pequenos produtores, intermediando suas reivindicações junto às esferas de poder municipal, estadual e federal", explica o sindicalista. FONTE: Danilo Bomfim, STTR Presidente Venceslau