Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Mulheres do campo e da cidade de MG contra a reforma da Previdência no 8 de Março
WhatsApp

23 de Janeiro de 2017


Rogério Raimundo Hilário
TEMAS RELACIONADOS:
mulheres



Mulheres lideranças de diversas organizações sociais de todo o País estiveram reunidas nesta segunda-feira (23), em Belo Horizonte/MG, na sede da CUT/MG, para planejar ações do Dia Internacional da Mulher para o estado de Minas Gerais e definiram que o foco nesse ano será a luta contra a reforma da Previdência Social, seguindo a orientação nacional. As mulheres, principalmente as rurais, serão as mais impactadas com as propostas apresentadas pelo governo ilegítimo de Michel Temer, e as entidades irão intensificar a luta por nenhum direito a menos e contra qualquer tipo de retrocesso. A reunião foi convocada pela Articulação de Mulheres do Campo e, entendendo a importância desse assunto, a CONTAG e a FETAEMG participaram e contribuíram com o processo de construção desta agenda.

Bernadete Monteiro, representante da Marcha Mundial de Mulheres, explicou que essa é uma atividade programada desde o ano passado. “O objetivo é ter uma formação para qualificar a nossa luta contra a reforma da Previdência e, ao mesmo tempo, ser um espaço de organização para a luta do 8 de Março. Então, esse é um espaço onde também estamos fortalecendo os processos de construção unitária das mulheres de Minas Gerais.”

A coordenadora regional de Mulheres da FETAEMG no norte de MG, Eliane Aparecida Fernandes, também destacou a importância desse espaço da Articulação de Mulheres do Campo para a construção de momentos de unidade para fazer o enfrentamento às dificuldades vivenciadas pelas mulheres. “As mulheres serão as mais prejudicadas com essas reformas que estão vindo por aí, como a reforma da Previdência. É muito importante as mulheres do campo e diversas entidades estarem aqui discutindo junto às mulheres da cidade para debater e construir as lutas do Dia Internacional da Mulher. No ano passado o nosso lema no estado foi ‘A lama que mata e que fere’, fazendo referência à tragédia ambiental de Mariana. E, nesse ano, estamos com esse desafio de lutar contra a reforma da Previdência Social. Para a FETAEMG, isso é muito importante, a Federação já tem algumas ações previstas para fazer esse enfrentamento no mês de fevereiro e vamos dar continuidade no 8 de Março”, informou a dirigente.

A secretária de Mulheres da CUT-MG, Lucimar de Lourdes Gonçalves Martins, também ressaltou a importância desse momento de construção unitária da agenda do 8 de Março para o estado de Minas Gerais, ainda mais com a escolha de um tema que, hoje, é prioridade na vida das mulheres de todo o País. “Esse momento é de grande importância, de reunir todos os movimentos para falarmos da reforma da Previdência, para a construção do 8 de Março. Precisamos alertar toda a população, principalmente as mulheres, que essa reforma da Previdência é a maior das violências que podem acontecer. Essa reforma não vai pegar só um tipo de pessoa, ela vai atingir todos os trabalhadores e trabalhadoras, principalmente as mulheres rurais. Nesse 8 de Março queremos dar o recado para a sociedade acordar, de que ainda dá tempo, tem muita gente que ainda não sabe dos impactos da reforma da previdência na vida de todos. O nosso objetivo é fazer isso no 8 de março. Queremos mostrar que esse governo quer dar o golpe nos trabalhadores também”, destacou Lucimar.

PROGRAMAÇÃO Na mesa da manhã, com o tema “Reforma da Previdência: impactos sobre a vida das mulheres e a construção de resistência”, as colaboradoras com o debate foram Sarah Luiza, assessora da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG; Marilene Teixeira, economista; e Lúcia Cristo, da Fetraf. À tarde, a programação ficou por conta da construção das estratégias das mulheres do campo, da floresta, das águas e da cidade para 8 de março em MG.

Além da CONTAG e FETAEMG, participaram desta reunião representantes da Marcha Mundial das Mulheres; Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Central Única do Trabalhadores (CUT); Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf); Coletivo de Mulheres do Norte de Minas; Centro de Agricultura Alternativa/Norte de Minas; GT de Mulheres da ANA; Levante Popular da Juventude; Movimento de Atingidos pela Mineração (MAM); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD); Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq); Frente Brasil Popular; Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM); Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindiute); Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas; Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (Codecex); Sindicato dos Metalúrgicos; Sindicato dos Metroviários; Sindicato dos Servidores do Serviço Público Federal (Sindisep); Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas; Sindicato dos Trabalhadores em Indústria de Extração Vegetal (Sindex); Coletivo Vulva BH; Coletivo Garra Feminista; Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet-UFU); Rede de Intercâmbio de Técnicas Alternativas; Federação Quilombola; Brasil de Fato; Sindicato dos Comerciários de Uberlândia; Cáritas; Mídia Ninja e Fora do Eixo. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico