A participação das mulheres na direção de Sindicatos, das Federações, da Contag e nas instâncias do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) foi um dos temas de debate da primeira reunião do ano da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag (CNMT). O encontro ocorreu ontem (19) e hoje (20) e reuniu as coordenações estaduais de mulheres das Regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, na sede da entidade, em Brasília.
Um dos objetivos do encontro foi debater estratégias de atuação das mulheres no 10º Congresso Nacional da Contag, além de discutir a política de cotas. A porcentagem mínima prevista no Regimento Estatuário é de 30%. "Queremos discutir o cumprimento da cota mínima de participação das mulheres e a nossa presença na futura direção da Contag. Não queremos uma participação tímida que se restrinja sempre à cota mínima", reitera a coordenadora da CNMT e vice-presidente da CUT, Carmen Foro. A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Amazonas (Fetagri/AM), Izete Rodrigues Rabelo, afirma que, apesar de estar previsto no Estatuto da Contag, a política de cotas não é cumprida pela totalidade do MSTTR. "Ou cumprimos a cota ou precisamos ser igualitários, porque a capacidade da mulher é também igual a do homem", enfatiza Izete Rodrigues.
A presidente da Fetagri/AM diz que o encontro da Comissão de Mulheres foi fundamental, pois antecedeu o Congresso, onde será discutida a questão das cotas. "Como vai aumentar duas Secretarias - Meio Ambiente e Terceira Idade -, precisamos também aumentar o número de mulheres e a sua participação na diretoria executiva da Contag".
Nesta segunda-feira (19), o presidente da Contag, Manoel dos Santos, participou à tarde da reunião da CNMT onde fez uma explanação geral do panorama político do MSTTR. No último dia do encontro, foram discutidos os preparativos para o Dia Internacional da Mulher, as estratégias para a campanha de violência contra mulher, além de traçar perspectivas para o Projeto Saúde e Gênero. FONTE: Andréa Povoas, Agência Contag de Notícias