As coordenadoras estaduais de Mulheres das federações filiadas à Contag se reuniram, na semana passada, e discutiram as estratégias políticas das trabalhadoras rurais no 10º Congresso Nacional da Contag. Esta foi uma das pautas da reunião da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadores Rurais da Contag (CNMT).
A coordenadora da CNMT, Carmen Foro, avalia que as discussões foram positivas para o movimento sindical (MSTTR). "Tivemos uma excelente reunião. Produzimos várias propostas com o posicionamento das mulheres sobre assuntos que serão pautados no Congresso", explica a coordenadora da Comissão e vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Também foi feita a sugestão de nomes de algumas dirigentes sindicais que poderão ocupar cargos em secretarias da Contag. "Indicamos as secretarias que consideramos prioritárias. Entendemos que as mulheres podem indicar nomes para a composição de cargos", reitera Carmen Foro.
A transformação da Comissão Nacional de Mulheres em Secretaria também esteve em pauta. De acordo com a dirigente sindical, "é importante que o estilo atual da Comissão seja mantido".
A Secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri/PA), Euci Ana da Costa, afirma que a reunião foi importante porque reafirmou o debate político das trabalhadoras rurais em todas as instâncias do MSTTR. "Fizemos um debate muito rico da nossa participação no Congresso da Contag e das delegações dos estados, que trarão o maior número de mulheres para esse evento". No caso do Pará, são mulheres cerca de 40% dos delegados que representam o estado no 10º Congresso Nacional da Contag, que ocorre de 10 a 14 de março, em Brasília.
8 de março - Os preparativos de comemoração do Dia Internacional da Mulher foram debatidos na reunião da CNMT, que foi a primeira do ano. Várias atividades serão feitas nos municípios para lembrar a data e em virtude da realização do Congresso.
Também fez parte das discussões a importância de dar visibilidade à questão da violência contra mulhres durante o Congresso. Entre as propostas está o lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta e a apresentação parcial dos resultados da pesquisa que trata sobre o tema.
A Comissão Nacional debateu ainda as perspectivas do Projeto Saúde e Gênero. Estiverem presentes na reunião a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas; a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Elenice Anastácio; e a secretária de Formação e Organização Sindical, Raimunda de Mascena. FONTE: Andréa Povoas, Agência Contag de Notícias