Assim como na cidade, as mulheres do campo enfrentam diversas barreiras para desenvolver seus papéis na sociedade e ter suas opiniões aceitas. O patriarcado ainda é uma realidade no rural, e apresenta suas facetas que alimentam o capitalismo. Sobre esses temas, trabalhadoras rurais e agricultoras familiares de todas as regiões de Pernambuco debateram nesta semana de 14 a 17, durante a realização do 2° Módulo do 1° Curso Estadual da Enfoc em Pernambuco de Formação Política para Mulheres. O momento faz parte de um processo formativo para a 6° Marcha das Margaridas, que acontecerá dias 13 e 14 de agosto, em Brasília.
As 80 margaridas de Pernambuco vivenciaram momentos ricos de partilha de experiências, entre palestras, debates, oficinas e místicas. A feminista e representante da ONG SOS Corpo, Silvia Camurça, falou sobre as conquistas e desafios postos para mulheres que ocupam ou desejam ocupar espaços políticos no movimento sindical. À tarde de quinta (16), também contou com oficinas de comunicação e gênero. Na oportunidade, as trabalhadoras aliaram a teoria sobre os temas com as vivências do cotidiano de militância.
Um dos momentos marcantes foi a pré-divulgação do longa Terra de Nazaré, na noite de quinta (16), com a presença da diretora Shaynna Pidore. O filme conta a trajetória da líder sindical cearense Nazaré Flor, que dedicou sua vida ao movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais. O bate papo foi de muita emoção e identificação com a luta da liderança, falecida em 2015. O Projeto será lançado em breve no país. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE