Trabalhadoras rurais agricultoras familiares, assentadas e indígenas capixabas participam desde ontem (23) do Projeto de Formação Política para as Mulheres do Campo Capixaba: Formação e Participação, como instrumento de emancipação e protagonismo das trabalhadoras agricultoras familiares do Espírito Santo. A atividade é realizada pela FETAES e CONTAG no período de 23 a 27 de abril, em Guarapari/ES, quando as mulheres terão a oportunidade de receber formação e trocar saberes.
A secretária de Mulheres da FETAES, Augusta Búffolo, reafirma que, pela conjuntura atual do nosso País, a formação e a organização das mulheres trabalhadoras rurais é essencial para garantir a construção de um projeto político da classe trabalhadora e a construção coletiva rumo à paridade de gênero.
O presidente da FETAES, Júlio Cézar Mendel, pontuou as mulheres como protagonistas da sua história, onde, com a formação, poderão conquistar novos espaços dentro e fora do Movimento Sindical. O dirigente parabenizou a Secretaria de Mulheres da FETAES e a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais e chamou todas para a implementação da Paridade e para a construção da Marcha das Margaridas 2019.
A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, que é capixaba, destacou que é maravilhoso poder participar da abertura do 1º Curso de Formação para as mulheres no estado do Espírito Santo, a ENFOC Mulher.
A ex-secretária de Mulheres da FETAES, Ediane Barbosa, está participando da atividade e ressaltou que este espaço é de extrema importância para as mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares, espaço de formação de empoderamento, e aproveitou ainda para parabenizar a atual secretária Augusta e todas as companheiras da Comissão Estadual de Mulheres, que vêm realizando este belo trabalho na organização das mulheres no estado.
A primeira palestra da formação foi o Histórico das Mulheres Rurais do Espírito Santo, onde mulheres que foram exemplo na luta contaram suas vivências e lutas, gerando uma grande roda de discussões e trocas de saberes. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Assessoria Regional Sudeste da CONTAG.