O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do Maranhão elegeu 57 vereadores, nove vice-prefeitos e dois prefeitos nas eleições do último dia 5 de outubro. Todos são lideranças sindicais. Além disso, o estado comemora a eleição de sete vereadores, dois vice-prefeitos e 26 prefeitos apoiados pelos movimentos sociais e comprometidos com a causa do MSTTR.
Apesar de o número de lideranças eleitas para o cargo de vereador ter sido menor que nas eleições de 2004, o número de vice-prefeitos eleitos foi satisfatório. Foram eleitos cinco vice-prefeitos a mais que nas eleições passadas. O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema), Francisco Sales, diz que o movimento sindical do estado ganhou em qualidade neste pleito. "O resultado foi altamente positivo no ponto de vista do fortalecimento do nosso projeto político, de desenvolvimento rural sustentável, da defesa da Reforma Agrária e na defesa da agricultura familiar.
Francisco Sales explica que até o mês de janeiro, a Fetaema convocará todos os eleitos para uma reunião para discutir a estratégia de trabalho em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. "Entendemos que eles precisarão de nós, assim como nós precisaremos deles", completa.
O número de mulheres ligadas ao MSTTR vitoriosas nas urnas quase dobrou nestas eleições se comparado com o resultado de 2004. No entanto, a participação feminina ainda é menor que a dos homens. Nove mulheres foram eleitas no último dia 5 de outubro. Há dois anos, somente cinco venceram o pleito. "Avaliamos que, além de qualitativo, a quantidade de mulheres eleitas neste ano também foi muito importante", ressalta Francisco Sales. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias