Nesta quarta-feira (10), representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) da Região de Alvorada do Sul entregam à Superintendência do Incra um documento pedindo agilidade no processo de reforma agrária da fazenda Itaverá, localizada no município de Lavoura do Sul (PR). A propriedade rural, quehá quatro anos não realiza o corte de cana-de-açúcarestá improdutiva, pertence ao grupo Atalla, dono da usina de álcool Central do Paraná, que fica em Porecatu, também no norte do estado.
O diretor de Política Agrária da Fetaep, Marcos Brambilla, diz que a reforma agrária possibilitará o assentamento das famílias que vivem no local. "Nada mais do que justo o Incra fazer a reforma agrária nesta área, já que está comprovado que durante esses anos os proprietários não estavam cumprindo com a função social da terra", reitera.
Ocupação - No dia 06 de dezembro, mais de 200 famílias ocuparam de forma pacífica a fazenda Itaverá, que possui uma área aproximada de 1.700 hectares de terra. A propriedade já contava com 50 famílias assalariadas que trabalham na fazenda. A movimentação foi liderada pela Contag e pelo STTR da Região de Alvorada do Sul.
O secretário de Política Agrária da Contag, Paulo Caralo, destaca o papel da Federação juntamente com o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) da região de Lavoura do Sul na ocupação dessa propriedade. "É muito importante essa ocupação na região sul do Brasil, já que temos várias ações de reforma agrária. A Fetaep já vem realizando um trabalho de identificação de áreas para fins de reforma agrária via desapropriação". FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias