O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do Paraná conseguiu eleger quase o dobro do número de candidatos eleitos em 2004. No estado, saíram vencedores das urnas 38 vereadores, 5 vice-prefeitos e um prefeito, totalizando 44 eleitos. Em 2004, o MSTTR elegeu 25.
Um dos candidatos do MSTTR eleito para prefeito foi o presidente do sindicato de Altônia, Pedro Nunes da Mata. O agricultor familiar obteve 71,10% dos votos. Atualmente, ele é vice-prefeito do município e esta foi a quarta eleição vencida por ele.
Esta é primeira vez que um agricultor familiar exercerá o cargo. Ele explica que para conquistar a confiança do eleitor o candidato deve respeitar cada cidadão. "Em toda ação, o candidato deve estar focado nas pessoas, seja uma ação política ou não. Ele deve olhar as pessoas como ser humano e nunca como algo que pode tirar proveito", diz.
O histórico de vitórias do dirigente sindical começou em 1996, quando ele foi o segundo vereador mais votado. Em 2000, Pedro da Mata foi reeleito como o vereador mais votado. Em 2004 foi eleito vice-prefeito e em 2006 disputou o cargo de deputado estadual, mas não conseguiu o número de votos suficientes, chegando a 1º suplente.
Pedro da Mata explica que o destaque do seu mandato será o fortalecimento da agricultura familiar, com geração de renda no campo e na cidade. "Também vamos criar um fundo voltado para habitação", acrescenta.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep), Ademir Muller, compara o desempenho dos candidatos do MSTTR nas eleições 2004 e 2008. "A mobilização pela participação dos trabalhadores rurais nas eleições municipais ficou mais intensa há cerca de oito anos. Ainda estamos engatinhando, mas o resultado deste ano foi um avanço", atesta. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias