Dirigentes do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e lideranças de entidades parceiras deram início, na manhã desta segunda-feira (27), às atividades do II Encontro Nacional de Formação (Enafor). O evento acontece no Centro de Treinamento Educacional da CNTI, em Luziânia (GO). A cerimônia de abertura reuniu cerca de 350 participantes.
Diante de uma platéia animada, o presidente da Contag, Manoel dos Santos, abriu as atividades e falou do compromisso dos dirigentes no encontro. "Este é um grande espaço, onde podemos fazer uma retrospectiva da nossa caminhada. Nossos dirigentes devem pensar em todas as categorias de agricultores familiares representados aqui. Assim, seremos instrumentos a serviço dos trabalhadores", afirma o presidente da entidade.
Participante do Enafor pela primeira vez, Naildo dos Santos, da Fetag/MT, disse que pretende aprender muito com a oportunidade. "Vim trocar experiências e traçar a Política Nacional de Formação com a ajuda dos demais dirigentes sindicais para fortalecer o trabalho da categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, completa".
A secretária de Organização e Formação Sindical, Raimunda de Mascena, afirma que o evento busca os referenciais políticos e pedagógicos ideais para o MSTTR. "Espero que a gente possa aperfeiçoar as nossas propostas, partilhar vivências e contribuir para uma rede de educadores e educadoras cada vez mais capaz de lutar pelos seus ideais", diz a dirigente.
Na terça-feira (28), durante o dia, o público participará de debates sobre o diagnóstico da formação, os referenciais políticos e pedagógicos da Política Nacional de Formação (PNF) e a pedagogia para uma nova sociabilidade. À noite, será criada uma feira de memórias. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias