Muitos foram os debates, propostas e oportunidades de interação e aprendizado. Para os participantes do II Enafor, que termina nesta sexta-feira (31), em Luziânia, esse foi um momento de refletir a importância da sistematização no processo pedagógico da formação para o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR).
Há 34 anos no movimento, seu Rodrigo de Farias, que é secretário de organização e formação da Fetag/SE, disse que nunca tinha presenciado um encontro tão gratificante. "Sei que já estou velho mas ainda quero contribuir e aprender. E sei que aqui eu abri novos horizontes e pude ajudar também com a experiência dos meus cabelos brancos", completa.
Já para Tereza Goubete, da Fetag/PR, que participou do encontro regional de organização e formação sindical, ver representantes de todo Brasil reunido foi muito emocionante. "Foi espetacular a interação com regiões de costumes diferentes e aprender o que podemos fazer juntos e o que ainda falta melhorar. Vou levar muita coisa daqui para trabalhar na base depois dessa experiência", diz.
Neste momento, os participantes estão divididos em grupos onde preparam propostas para a construção da agenda política que traça as diretrizes do MSTTR para a formação sindical. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias