Nesta semana, a Secretaria de Política Agrícola da Contag e representantes das Fetags dos estados se reúnem para discutir a Política Nacional de Biodiesel, em Brasília/DF. O encontro ocorre de 11 a 14 de agosto e vai tratar da formatação dos contratos, da assistência técnica para a agricultura familiar, dentre outros assuntos referentes à cadeia produtiva do biodiesel.
Na avaliação do secretário de Política Agrícola da Fetag/TO, Luciano Fernandes Pereira, o debate é muito importante para os agricultores familiares. "A gente acredita que no final do encontro vamos conseguir superar as dificuldades enfrentadas pelos nossos agricultores, principalmente, em relação aos problemas da assistência técnica rural". Segundo o dirigente, a idéia é estimular os agricultores tocantinenses a continuar plantando mamona no estado.
Em Tocantins, o assunto também será discutido em um encontro estadual, que será realizado em setembro. "A federação quer fazer um evento com membros dos governos federal e estadual e também da empresa Brasil Ecodiesel para ver como trabalharemos a questão do biodiesel", explica Pereira.
Nova empresa - Na reunião desta segunda-feira, o Ministério de Desenvolvimento Agrário fez uma apresentação para expor a situação das empresas de biodiesel no País e dos contratos do período de 2007/2008. Também foi anunciado que a Petrobras instalará uma nova empresa para produção de oleaginosas nas Regiões Norte e Nordeste, sem data prevista ainda.
No próximo sábado, 16 de agosto, haverá um novo encontro da Contag e Fetags com representantes do governo federal e da Petrobras para tratar dos temas relacionados ao biodiesel.
Fonte: Andréa Póvoas