Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONQUISTA
MP 619/2013 é aprovada no Senado e traz aspectos positivos para a agricultura familiar e para os assalariados/as rurais
WhatsApp

03 de Outubro de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
conquista

O Plenário do Senado Federal aprovou, na última terça-feira, 1º de outubro, a Medida Provisória 619/2013, que segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. A MP traz importantes avanços para os agricultores e agricultoras familiares e para os assalariados/as rurais ao estabelecer o marco regulatório que simplifica a formalização dos contratos de trabalho na área rural e ao deixar mais claras as regras de proteção previdenciária dos segurados especiais.

A CONTAG comemora os avanços obtidos, pois o conteúdo aprovado vinha sendo negociado com o governo desde o Grito da Terra Brasil/2009. Nas negociações deste ano, a CONTAG, mais uma vez, pautou as propostas negociadas e construiu um acordo com o governo para que as mesmas fossem encaminhadas à votação no Congresso Nacional no âmbito da Medida Provisória 619/2013.

A simplificação da formalização dos contratos de trabalho na área rural permitirá que o/a agricultor/a, ao contratar mão-de-obra para lhe ajudar na propriedade, apresente informações relacionadas ao registro de trabalhadores, aos fatos geradores, a base de cálculo e valores das contribuições devidas à Previdência Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, por meio de sistema eletrônico com entrada única de dados e efetue os recolhimentos por meio documento único de arrecadação. Essa nova sistemática, além de desburocratizar e contribuir com a redução de custos na formalização dos contratos de trabalho na área rural, permitirá a ampliação da proteção previdenciária dos assalariados/as rurais.

Em relação às novas regras previdenciárias para os segurados especiais, há que se destacar que agora o agricultor/a poderá contratar mão-de-obra de curta duração por até 120/pessoas/dias, em qualquer período no decorrer do ano civil. A regra anterior dava a entender que essa contratação só poderia ocorrer nos períodos de entressafra. Outro aspecto, é que ficou claro na lei que o segurado especial tem direito ao benefício previdenciário do auxílio-acidente. Esse direito estava sendo questionado no âmbito do Judiciário, embora o INSS administrativamente vem concedendo o benefício desde a vigência da Lei 8.213/91. Outra importante conquista é que o/a agricultor/a familiar poderá agora constituir uma microempresa ou uma agroindústria familiar e agregar valor a sua produção sem perder a qualidade de segurado especial.

Na avaliação da CONTAG e seus dirigentes, a aprovação da MP 619 é uma grande conquista. “Foi mais uma vitória dos agricultores(as) familiares e dos assalariados(as) rurais. Já vínhamos lutando há muito tempo por essa medida desburocratizadora e garantidora de direitos. A ação demorou, mas houve muito esforço e contribuição por parte da CONTAG, principalmente das secretarias de Políticas Sociais e de Assalariados(as) Rurais, que se debruçaram e articularam as ideias e propostas internamente e nos grupos de trabalho” explica o secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves.

Para o secretário de Assalariados(as) Rurais, Elias D’Ângelo, “a aprovação dessa MP resolve um problema que tínhamos desde a criação da Lei do Trabalho de Curta Duração, onde havia problemas com a burocracia para registro dos trabalhadores e para a guia de recolhimentos sociais deles. Para os assalariados ela é importante pois ajuda no combate à informalidade e na formalização dos trabalhadores”, avalia. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico