Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REFORMA AGRÁRIA
Movimentos sociais constroem a unidade na luta por terra, território e dignidade
WhatsApp

01 de Setembro de 2012


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
reforma agrária

Com palavras de ordem, marchando sempre em frente e derrubando barreiras, as organizações sociais do campo que lutam pela terra e por um novo modelo de desenvolvimento para o país mostraram sua força, união e organização na manhã do dia 22 de agosto, quando mais de dez mil trabalhadores (as) de todo o Brasil, representando a APIB, CONTAG, CONAQ, CIMI, FETRAF, MPA, MAB, MMC, MST, CPT, CUT, CTB, MCP e outros movimentos sociais, resgataram o espírito do 1º Congresso Camponês (1961) e foram às ruas de Brasília fazer pressão no governo e dialogar com a sociedade sobre o papel estratégico da reforma agrária para o desenvolvimento nacional.

Corajosamente, os manifestantes ocuparam a via em frente ao Palácio do Planalto, mesmo fortemente cercada por policiais, e ergueram barracas de lona preta na Praça dos Três Poderes, com bandeiras das várias organizações e faixas contra o agronegócio e em defesa da reforma agrária. Em Rondônia e no Mato Grosso do Sul também foram realizados atos e trancamento de estradas. “E aí, Dilma, depois dessa, cadê a Reforma Agrária?” cobra Willian Clementino, secretário de Política Agrária da CONTAG.

O Encontro Nacional Unitário dos Trabalhadores (as) e Povos do Campo, das Águas e das Florestas (20 a 22 de agosto) reafirmou a luta destes povos, desencadeando um processo de unidade dos movimentos sociais na luta pela reforma agrária. “Vamos investir para continuarmos marchando juntos, pois demonstramos que, com maturidade, é possível construir a unidade política, para lutarmos contra os nossos inimigos comuns e afirmar nosso projeto de desenvolvimento”, afirma Clementino. PLENÁRIAS DA JUVENTUDE E DE MULHERES Com a força do novo, a juventude debateu seu papel na luta pela terra, afirmando seu protagonismo, coragem e organização. Discutiram também as dificuldades de permanência na terra e a ausência de políticas públicas para os jovens rurais. Já a Plenária das Mulheres focou na luta das mulheres camponesas e suas problemáticas específicas, a violência doméstica e os conflitos do campo. Para elas é preciso reafirmar o protagonismo das mulheres na luta em favor do projeto sustentável de desenvolvimento e contra o patriarcado. DESAFIOSPARAACONTINUIDADE Para a CONTAG é fundamental manter a mobilização unitária e articulada nos Estados, para que o processo continue sendo ampliado e fortalecido, respeitando as diferenças e diversidades de cada local. Só assim, será possível retomar a agenda da reforma agrária e rediscutir o modelo de desenvolvimento rural no governo e na sociedade.



O ENCONTRO UNITÁRIO



Revelando a diversidade dos povos do campo, das águas e das florestas, mais de 10 mil pessoas se reuniram durante dois dias e transformaram Brasília num lugar histórico de encontro entre aqueles que são diversos, mas que têm histórias e objetivos comuns na luta pela liberdade, autonomia e dignidade. Os participantes debateram, refletiram e construíram propostas para um novo modelo de desenvolvimento para o país. Desafiando as diferenças e as poucas condições financeiras, as organizações valeram-se da criatividade e do empenho de dirigentes e da base para realizarem a mobilização de forma autônoma e solidária.



CULTURA



Além dos debates políticos o Encontro Unitário contou com vários momentos culturais, mostrando a diversidade da cultura camponesa em sua música, teatro, artesanato, capoeira e danças indígenas. Os participantes também assistiram à apresentação de uma adaptação da peça teatral Mutirão em Novo Sol, escrita e encenada durante o 1º Congresso Camponês e, em 1962, por um grupo de autores e atores ligados aos Centros Populares de Cultura, entre os quais, Augusto Boal e Nelson Xavier, este último fez um emocionado depoimento durante o Encontro Unitário.



OFICINAS



Os participantes protagonizaram intensos debates sobre as principais temáticas que envolvem o desenvolvimento rural sustentável do país, distribuídos em quatro oficinas: direito e defesa da terra, do território da água e luta pela reforma agrária; agroecologia, sustentabilidade e organização social e produtiva da agricultura familiar e camponesa; educação do campo e políticas públicas para a agricultura familiar e camponesa; e soberania energética.



DECLARAÇÃODOENCONTROUNITÁRIO



A Declaração final do Encontro Unitário destaca a luta por Terra, Território e Dignidade: “Torna-se indispensável um projeto de vida e trabalho para a produção de alimentos saudáveis em escala suficiente para atender as necessidades da sociedade, que respeite a natureza e gere dignidade no campo... Seguiremos em marcha, mobilizados em unidade e luta e, no combate ao nosso inimigo comum, construiremos um País e uma sociedade justa, solidária e sustentável.” (trecho do documento).



ACESSEADECLARAÇÃO DOENCONTROUNITÁRIO



Veja AQUI declaração do Encontro Nacional Unitário dos Trabalhadores (as) e Povos do Campo, das Águas e das Florestas.

Nas redes:

Facebook: www.facebook.com/encontrounitario TWITTER: @unidadenocampo BLOG: encontrounitario.wordpress.com FONTE: Imprensa CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico