Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Movimentos do campo destacam a agroecologia como alternativa para enfrentar as mudanças climáticas e a fome durante Conferência Brasileira do Clima
WhatsApp

08 de Novembro de 2019


FETAPE
TEMAS RELACIONADOS:
conferência do clima
mudanças climáticas

O Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do movimento sindical rural foi uma das experiências apresentadas na manhã desta sexta-feira (8), durante a Conferência de Mudanças do Clima, que ocorre no Recife-PE. A Mesa “Agricultura Sustentável: uma transição justa com trabalho decente para um modelo de desenvolvimento sob a ótica dos movimentos do campo” debateu o contexto do modelo de produção agrícola e as estratégias de luta dos movimentos para enfrentar as mudanças do clima, preservar o planeta e garantir alimento aos que vivem em situação de fome e extrema pobreza.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, destacou que o verdadeiro desenvolvimento sustável é aquele que considera a realidade local, seu povo, sua cultura e ancestralidade. Ela também criticou a liberação massiva de venenos pelo governo federal nas lavouras e destacou a importância da agroecologia para a juventude rural. “As feiras agroecológicas são estratégias de manter o jovem na agricultura, obtendo renda e com boas perspectivas de futuro”.

Cerca de 49% dos estabelecimentos da agricultura familiar do Brasil estão no Nordeste. E destes, 70% se concentra na região semiárida. Para Alexandre Pires, coordenador do Centro Sabiá e da ASA, isso demostra o potencial da região na produção de alimentos. “O modelo hegemônico de produção dominado pelo capital é um modelo falido e insustentável. Temos que colocar a agrofloresta como a principal estratégia para suprir a fome e o empobrecimento da população”.

O presidente da Contag, Aristides Santos, destacou que “o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário (PADRSS) se contrapõe ao agronegócio que é um modelo que concentra terra, água e explora a classe trabalhadora”. Também destacou a importância da renda proveniente dos benefícios rurais na economia dos municípios, ressaltando que é necessário ter políticas públicas que reconheçam a contribuição dos agricultores e agricultoras na geração de alimentos e renda.

Andreia Neiva, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), trouxe o tema do desenvolvimento energético e destacou o impacto que o aumento da energia terá na vida das populações mais pobres, sobretudo, das mulheres que são as responsáveis por pagar a conta de energia. “Como uma família que vive com R$ 400 pode pagar a conta de energia? É mais sobrecarga para as mulheres, que dentro da família são as que são responsáveis por pagar a conta”, destacou.

“Sob o capitalismo não há desenvolvimentos sustentável”, afirmou o coordenador nacional do MST, Gilmar Mauro. Ele também destacou que a agroecologia não é a volta ao atraso. E que o agricultor precisa de tecnologia para ajudar no trabalho penoso que exerce na roça. Também anunciou a Campanha Florestar, em que cada família assentada irá plantar 100 árvores e convidou os movimentos a participarem do Fórum Popular da Natureza, que será realizado de 19 a 22 de março, em São Paulo, com uma programação voltada para debater temas como agroecologia e construção de plataformas e acordos envolvendo agricultores, indígenas, quilombolas, universidades, especialistas. “Queremos o Campo articulado com o Campus. E a aproximação do Campo com a Cidade”. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico