Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SANTA CATARINA
Movimento Sindical preparou um mês de março especial para elas
WhatsApp

05 de Março de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
santa catarina

Começou o mês de março e com ele também os eventos comemorativos alusivos ao dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Confira abaixo um cronograma dos eventos regionais que tem as Microrregiões e Sindicatos filiados a Fetaesc como grande idealizador de mais um espaço voltado a mulher rural catarinense.

Mulheres associadas tem dia especial em Antônio Carlos

Para abrir o calendário de atividades, dos Encontros do Dia Internacional da Mulher, dos Sindicatos filiados ao Sistema CONTAG/FETAESC no estado, o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Antônio Carlos em parceria com a Epagri local, e com apoio da Secretaria de Agricultura, realizou o 10º Encontro Municipal de Mulheres Agricultoras associadas do Sindicato. O evento, promovido na quarta-feira (04/03) teve como palco o Clube Estrela Azul. Na abertura, às 8h30m, foi celebrada uma missa solene na Igreja Matriz pelo pároco Celso Antônio Marquete.

Depois todos os convidados desceram as escadarias da Igreja Matriz em direção ao clube, onde a diretoria, já havia preparado um delicioso café da manhã. Na abertura oficial a Diretora e Coordenadora Estadual de Mulheres Agnes Weiwanko, chamada para compor a mesa das autoridades, agradeceu o convite e disse se sentir honrada por estar compartilhando um momento tão bonito e que para ela estava sendo especial. A Secretária da Agricultura e Meio Ambiente Marlise Sonntag Mayer, emocionou as associadas quando contou uma história que ouviu da boca de uma agricultora que estava triste por ter perdido uma vala leiteira. “Essa é uma das histórias que nos emocionam e mostram a garra da nossa mulher agricultora em continuar todos os dias produzindo e colaborando para o sustento de sua família”, disse a secretária.

Por voltas das 11h da manhã foi a vez da palestra de Daniele Soares, que atua na área de Gênero e Geração. De uma forma bem extrovertida, a funcionária da Fetaesc, levou a importância da mulher se auto valorizar. Agnes Weiwanko, falou da Marcha das Margaridas programada para acontecer este ano e conclamou as mulheres agricultoras de Antônio Carlos associadas ai sindicato de participarem e integrarem a comitiva catarinense rumo a Brasília.

Durante a tarde, logo após um delicioso almoço preparado especialmente pela diretoria e colaboradores do sindicato, foi a vez de uma intervenção cultural. Onde uma fisioterapeuta, e uma atriz, representaram os riscos para a saúde em vários questões relacionadas aos processos de produção na propriedade rural e inclusive dos afazeres domésticos, usando as próprias participantes para ilustrar o modo certo de proceder para não ter sequelas.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Antônio Carlos, José Gilson Garcia, agradeceu a presença de todos, o apoio que recebeu de todos os órgãos, a diretoria do sindicato e em especial as mulheres agricultoras do município que são as grandes guerreiras de todo o lar.

O prefeito da cidade, Antônio Carlos Remor, presente ao encontro, disse que em Antônio Carlos o Sindicato e a Prefeitura tem uma relação de respeito e cumplicidade. Ele parabenizou as mulheres em razão da data ser tão especial e agradeceu o convite.

Por fim o encontro terminou com um café da tarde. A todo o momento foram sorteados brindes aos participantes.

Eventos regionais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Sindicato de Luiz Alves O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Luiz Alves organiza para o dia 06 de março o XXI Encontro Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais. A Sociedade Seral, no município de Luis Alves, será o local do evento que deve receber um público estimado em cerca de 150 associadas.

Sindicato de Porto União Já no sábado (07/02) é o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Porto União que em conjunto com sua diretoria e colaboradores promove o Encontro em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Marcado para o pavilhão de Festa da Igreja católica em santa Cruz do Timbó, tem a perspectiva de reunir uma grande numero de associadas com o objetivo de confraternizarem em torno.

Microrregião da Cebola De uma maneira bem descontraída o evento que vai homenagear as mulheres do campo na Microrregião da Cebola foi nomeado de “Chá de Comadre”. Na sua terceira edição o encontro será realizado no dia 8 de março no Salão da Igreja católica a partir das 15h. Está confirmada a Palestra/Show com a Empresa seu Chico, com o tema Estrela Mulher. A Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetaesc também estará presente.

Sindicato de Biguaçu No dia 11 de março, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu promove o seu tradicional Encontro da Família Rural. Na sua 23ª edição o evento deve reunir muitas associadas. Na programação, com inícios as 9h com Santa Missa, logo após a abertura com café colonial, Palestras, Almoço, Sorteio de brindes, dentre outros atrativos durante todo o dia. O encontro será realizado na Igreja Católica Capela Santa Clara no Bairro Vendaval em Biguaçu.

E ainda: - 07/03 - Vale do Araranguá - 11/03 - Vale do Tubarão (Imaruí - Salão Comunitário de Aratingauba)

Municipais: - 29/03 - Vale do Rio do Peixe (Arroio Trinta) - 21/03 - Canelinha

FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico