Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Mostra das Margaridas tem continuidade no DF e entorno
WhatsApp

09 de Abril de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
mulheres

Está sendo realizada nesta terça-feira, 9 de abril, no auditório Margarida Maria Alves, na CONTAG, em Brasília, um encontro com mulheres trabalhadoras rurais que representam associações e grupos produtivos do Distrito Federal e entorno. O objetivo é debater a organização produtiva e comercialização na região com os 40 grupos de mulheres identificados durante a organização da 2ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas, que aconteceu de 22 a 24 de março de 2013, na Funarte, em Brasília.

A abertura da reunião contou com a presença do presidente da FETADFE, Romilton José Machado, da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Federação, Esteniza Fernandes da Costa, da vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG, Alessandra Lunas, e do secretário Geral da Confederação, David Wylkerson.

Segundo Esteniza, o encontro visa promover um momento de escuta das agricultoras e agricultores. “Queremos ouvir os anseios de vocês e falar da importância de estarmos reunidos e da participação de todos nas atividades dos STTRs, da Federação e da Confederação. Também destaco que estamos de parabéns com a realização da Mostra das Margaridas”.

Em seguida, David enfatizou a luta do MSTTR na busca por políticas públicas que garantam a soberania e a segurança alimentar dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais.

Alessandra disse que a ideia desse encontro é não perder de vista o que foi realizado na Mostra, principalmente a visibilidade de todo o trabalho desenvolvido pelas mulheres trabalhadoras rurais. “Além disso, devemos conversar sobre os desafios de comercializar a produção, mesmo Brasília ser uma região com grande potencial. Olhando para essa potencialidade, temos que fortalecer os grupos produtivos, identificar os desafios e estabelecer estratégias. E essas estratégias devem estar integradas a outras dentro do MSTTR, e não isoladas”, destacou.

A dirigente também fez uma apresentação que resgatou o surgimento da Marcha das Margaridas, da Mostra Nacional da Produção das Margaridas e destacou os eixos centrais da plataforma da Marcha.

A programação do encontro também contou com momento de debate com representantes da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, onde em uma primeira conversa foi acordada a possibilidade de conjuntamente com a Secretaria de Agricultura garantir que todos os grupos de mulheres identificados pela Mostra das Margaridas tenham DAP, dificuldade apresentada pela maioria dos grupos de mulheres.



Em segundo, buscar garantir a inserção da produção das Margaridas do DF e entorno nas chamadas públicas de compras da agricultura familiar como PNAE, PAA e PAPA DF (Programa de Aquisição da Produção da Agricultura).

Foi assumido ainda o compromisso de organização de um plano de inclusão destes grupos de mulheres com apoio para organização produtiva, comercialização, dentre outros. Além de discutir a inclusão dos grupos nos espaços de comercialização já existentes, como no Ceasa, feiras públicas, e eventos como a Agrobrasília, por exemplo.

“O encontro foi uma importante oportunidade de identificarmos os desafios enfrentados pelos grupos produtivos de mulheres, além de um importante momento de abertura de novos horizontes na garantia de autonomia econômica das mulheres do DF e entorno”, avaliou Alessandra. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico