Trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo país, ligados Contag manifestam hoje (23) em defesa de uma previdência social pública e solidária, que garanta direitos e melhorias do atendimento nas agências do INSS.
Eles exigem a aprovação do Projeto de Lei 6.852/2006 que propõe novas regras para previdência rural; agilidade nas decisões dos processos de benefícios dos trabalhadores rurais agendados por meio eletrônico; liberação integral dos recursos orçamentários do INSS aprovados para o ano de 2007, como forma de garantir o atendimento adequado a todos os segurados da previdência; direito à aposentadoria por idade mediante comprovação da atividade rural, conforme negociação feita no Grito da Terra Brasil 2006.
Federações e sindicatos de todo país estarão durante toda a manhãmobilizados na frente das Agências da Previdência Social (APS's). Os gerentes executivos das APS's e as pessoas que estiverem na fila de atendimento receberão a pauta de reivindicação com os cinco pontos acima citados. "É importante que a sociedade saiba que os rurais contribuem sim para a previdência e não são os responsáveis pelo déficit da instituição", explica a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas. Segundo ela, as pessoas precisam saber o que é previdência rural e desmentir a idéia de que é um setor super protegido.
Fonte: Emmanuelle Nunes