Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
21º GRITO DA TERRA BRASIL
Ministério do Trabalho e Emprego não rejeita nenhuma proposta da CONTAG, mas não promete nada
WhatsApp

12 de Maio de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
21º grito da terra brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, recebeu hoje comissão do movimento sindical dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais para negociar questões sobre a Política Nacional para os Trabalhadores (as) Empregados (as) Rurais (PNATRE), sobre a prevenção e combate ao trabalho escravo e sobre registro e contribuição sindicais.

Além do ministro e de sua equipe técnica, participaram da reunião representantes de sindicatos e federações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Piauí e também o secretário de Assalariados(as) Rurais da CONTAG, Elias Borges, o secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, a secretária-geral, Dorenice Flor da Cruz e a secretária de Terceira Idade, Lúcia Moura.

Manoel Dias pontuou a posição do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em cada uma das reivindicações da pauta do 21º Grito da Terra Brasil. A falta de servidores na pasta é a principal justificativa para o pouco ou nenhum avanço em questões que estão há anos sem solução, como a fila de processos para serem analisados para efetuar o registro sindical e a falta de auditores para a fiscalização de direitos trabalhistas. De acordo com os assessores do ministro, já foram feitos pedidos para ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para nomeação de servidores e efetuação de concursos públicos, mas os pedidos ainda estão sendo analisados.

De acordo com a equipe do Ministério, outras questões – como o seguro-desemprego para o(a) trabalhador(a) safrista e o disciplinamento do Registro Sindical por lei da legislação – dependem de discussão para elaboração de Projetos de Lei para apresentação no Congresso Nacional. No que diz respeito ao eSocial (sistema eletrônico para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados), o ministro garantiu que o será implantado até o final de 2015. O ministro também se comprometeu a fazer ainda neste ano o lançamento do Plano nacional dos Trabalhadores Rurais Empregados (Planatre) e também a reforçar as medidas de combate ao trabalho informal.

Outra reunião foi marcada para a próxima quinta-feira (14), quando representantes do MTE virão para a CONTAG aprofundar a discussão e continuar a negociação. “Tivemos anúncio de lançamento de algumas coisas importantes, mas vamos continuar conversando sobre os temas nos quais não avançamos ainda. Esperamos que até o último dia do Grito da Terra nós tenhamos uma resposta mais consistente”, afirmou o secretário de Assalariados(as) Rurais da CONTAG, Elias Borges. “A próxima reunião vai nos ajudar a acabar de fechar a resposta do Ministério do Trabalho para as demandas do movimento sindical do campo”, afirmou o secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto.

Para a secretária-geral da CONTAG, Dorenice Flor da Cruz, é preciso trabalhar para que a reunião marcada para a próxima quinta-feira traga resultados mais concretos. "Nós apresentamos nossos pontos com clareza e vamos continuar argumentando para termos respostas satisfatórias", afirmou Dorenice.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico