Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
21º GRITO DA TERRA BRASIL
Ministério da Integração Nacional apresenta proposta de MP que regulamenta garantia de crédito para pequenos irrigantes e estuda a inclusão de municípios no perímetro do Semiárido
WhatsApp

19 de Maio de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
21º grito da terra brasil

Foram três os pontos positivos apresentados pela equipe do Ministério da Integração Nacional (MI) na audiência realizada hoje (19) com o MSTTR para discutir a pauta do 21º Grito da Terra Brasil. O primeiro trata de propostas de Medidas Provisórias enviadas pelo MI para a Casa Civil da Presidência da República para regulamentar e ampliar os instrumentos para garantia de crédito para pequenos produtores irrigantes.

O segundo ponto é a conclusão, até o início de junho de 2015, de estudo para a inclusão de novos municípios no perímetro do Semiárido Nordestino, o que garantirá para essas localidades o direito à participação em políticas públicas específicas para a região. Os dois temas são reivindicações antigas do movimento sindical do campo, presentes em Gritos da Terra de anos anteriores e que agora apresentam resultados concretos.

O terceiro ponto é a disponibilidade demonstrada pelo Ministério da Integração Nacional para a composição de um Grupo de Trabalho Interministerial para a discussão de temas importantes para a Agricultura Familiar e para os trabalhadores(as) rurais assalariados(as) com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Pesca e Aquicultura e outros órgãos que tenham interface com as demandas do campo, da floresta e das águas.

Temas como soluções permanentes para os históricos problemas causados pelas secas nos estados do Nordeste e mais recentemente em outras regiões como São Paulo e Minas Gerais, e ppara a solução da questão de distribuição de energia elétrica e saneamento na região Norte ainda se encontram em andamento por parte do governo federal. Enquanto soluções paliativas como a entrega de água por caminhões-pipa no Nordeste estão em pleno funcionamento, a gestão de poços artesianos que poderiam abastecer permanentemente diversas comunidades rurais da região se encontra sem solução, pois não há ainda um mapeamento da localização e situação de funcionamento dos poços e nem diálogo entre governos federal, estaduais e municipais sobre a gestão desses instrumentos.

Novas reuniões

A reunião contou com a participação do secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, do secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, da secretária de Terceira Idade, Lúcia Moura, e de representantes de federações e sindicatos do Piauí, Pernambuco, Paraíba, Pará, Sergipe, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Pelo Ministério da Integração Nacional estavam presentes o ministro, Gilberto Occhi, o secretário executivo, Carlos Vieira, o secretário Nacional de Desenvolvimento Regional, Irani Ramos, a secretária Nacional de Irrigação, Adriana Melo e o Secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira, o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, e o diretor da Secretaria de Fundos e Incentivos Fiscais, Joaquim Cruz.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou que o ministério está com as portas abertas para continuar o diálogo. “Temos todo o interesse em marcar mais reuniões para discutirmos temas mais específicos e aprofundarmos os encaminhamentos e avançarmos na pauta da agricultura familiar”, afirmou. Para o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, a reunião foi positiva na medida em que foi aberta a possibilidade de maior participação dos trabalhadores rurais nas questões que se referem à agricultura familiar no ministério e na disponibilidade mostrada pelos secretários da pasta em reunirem-se em grupo de trabalho interministerial.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico