A presidenta Dilma Rousseff empossou hoje (17) pela manhã, no Palácio do Planalto, os novos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto; da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; das Cidades, Gilberto Occhi; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz; e do Turismo, Vinicius Nobre Lages.
Já na parte da tarde, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, prestigia a solenidade de transmissão de cargo no Ministério do Desenvolvimento Agrário de Pepe Vargas para Miguel Rossetto. Após dois anos à frente do MDA, Pepe deixa a pasta para retornar à Câmara dos Deputados e para se candidatar à reeleição como deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul.
Já Miguel Rossetto retorna ao ministério. Ele foi o primeiro ministro do MDA, no período de 2003 a 2006, no 1º mandato do presidente Lula. Nos últimos anos ele esteve na presidência da Petrobras Biocombustíveis. “Tivemos avanços na gestão de Pepe Vargas e, com o retorno de Rossetto ao MDA, estamos com a expectativa de continuidade dos projetos, de melhoria das políticas públicas para a agricultura familiar e da realização da reforma agrária”, espera o presidente da CONTAG, Alberto Broch.
O novo ministro afirmou, logo após da cerimônia de posse, que o objetivo da sua gestão será “a melhoria e ampliação dos programas em execução e assegurar a prestação de serviço cada vez mais adequada, de tal forma que o MDA possa apoiar, criar oportunidades e estimular esses milhões de agricultores e agricultoras que no Brasil inteiro estão produzindo alimento, renda e desenvolvendo o nosso País.” Rossetto falou ainda sobre a política de reforma agrária. “Reforma agrária para nós traduz um conceito muito claro e simples. Terras que possam produzir para homens e mulheres que querem produzir”.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi