Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARÁ
MDA lança programa de inclusão digital no meio rural
WhatsApp

22 de Outubro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
pará

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, lança nesta quarta-feira (22), em Belém (PA), o Projeto Territórios Digitais, concebido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para promover a inclusão digital no meio rural brasileiro. De Belém, o ministro e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, vão falar com representantes de parceiros do Projeto que estarão nas duas primeiras Casas Digitais do Pará, instaladas no Projeto de Assentamento (PA) 17 de Abril, no município de Eldorado do Carajás (Território da Cidadania do Sudeste Paraense) e na comunidade das Pedras, no município de São Sebastião da Boa Vista (Território da Cidadania do Marajó). O lançamento será via webconferência, a partir das 15h. O ministro e governadora estarão no Gabinete do Governo do Pará.

A conexão das Casas Digitais à internet será feita por meio do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações. Cada Casa está equipada com dez computadores, mobiliário, impressora, webcam e servidor. Elas também terão tecnologia de transmissão de voz pela internet (VoIP), serviço oferecido pelo Gesac que propicia uma alternativa de comunicação a famílias que não possuem linha telefônica.

O Territórios Digitais é parte do Territórios da Cidadania, estratégia de desenvolvimento sustentável regional e garantia de direitos sociais desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com estados, municípios e a sociedade civil. Espaços públicos e gratuitos com acesso a computadores e internet, as Casas Digitais do projeto serão instaladas em assentamentos, escolas agrícolas, comunidades tradicionais, sindicatos e Casas Familiares Rurais. Até o final deste ano, está previsto o funcionamento de outras 15 unidades em Territórios da Cidadania onde a inclusão digital foi apontada como prioridade pelos Colegiados Territoriais. A meta é instalar pelo menos uma Casa Digital em cada um dos 120 Territórios da Cidadania até 2010.

Atuação integrada - O coordenador-geral do NEAD/MDA, Carlos Mário Guedes de Guedes, explica que o Territórios Digitais começa no Pará em razão da experiência acumulada do Governo do Estado com projetos de inclusão digital. O principal programa é o Navegapará, que já possibilitou a instalação de infocentros em vários municípios do Estado. "Nós nos somamos ao projeto em desenvolvimento no Pará. Além dessa parceria, o Territórios Digitais nasce da cooperação entre órgãos dos governos Federal, estaduais e municipais, entidades da sociedade civil e universidades para enfrentar a exclusão digital no meio rural brasileiro", destaca Guedes.

O NEAD articula a atuação dos parceiros do projeto (veja aqui). O Gesac, por exemplo, além de fornecer as antenas que fazem a conexão das Casas Digitais com a internet, é responsável pela oficinas de capacitação sobre navegação na internet, criação e hospedagem de sites. "Além de levar computadores e conexão, é fundamental um programa de formação para que as populações consigam usufruir e se apropriar das tecnologias de comunicação e informação, para transformar a realidade em que vivem", reforça o diretor de Serviços de Inclusão Digital Heliomar Medeiros.

Outra parceria, com o Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC) do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), permitirá o desenvolvimento de projeto de educação a distância (EAD) nos Territórios Digitais. O Ministério da Cultura participará integrando as Casas Digitais a Pontos de Cultura.

Método diferenciado - O concepção do Territórios Digitais foi desenvolvida com o objetivo de atender às especificidades das populações do meio rural. Por isso, não há apenas a transposição de um telecentro típico do meio urbano para o rural.

A implantação do Projeto é feita em quatro módulos: gestão do laboratório (hardware, espaço e manutenção); inclusão digital (apropriação da cultura digital: navegação, e-mail); informática educativa (trazendo a escola, os professores e estudantes da comunidade para a Casa Digital); e educação a distância, promovendo uma rede de conhecimentos rurais em parceria com o projeto CDTC/ITI e acompanhamento de universidades e técnicos do MDA.

Etapas de implantação - Consultora de Inclusão Digital do NEAD, Rossana Moura, explica que a capacitação das comunidades será feita em duas etapas, uma presencial e outra a distância. Na fase presencial, a comunidade recebe os equipamentos e aprende a instalá-los, monitorar a antena, usar os programas, a internet, e a fazer a manutenção de rede, hardware e software. "Essa fase é destinada a incorporar a tecnologia ao cotidiano local, o que inclui o foco na educação e na comercialização da produção", destaca a consultora.

Assim, quando o tema de uma aula é busca de sites na internet, por exemplo, ela será direcionada a necessidades locais, como páginas de financiamento rural, de técnicas agrícolas e controles de pragas. "A Casa Digital é que tem que se adaptar à cultura da comunidade, e não o contrário", afirma Rossana. Para atingir toda a comunidade, a idéia é formar multiplicadores.

Além do ministro Guilherme Cassel e da governadora Ana Júlia Carepa, participarão da webconferência, a partir das 15h, o coordenador-geral NEAD, Carlos Mário Guedes de Guedes; o diretor de Serviços de Inclusão Digital do Gesac/Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros; o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy; o secretário de Cultura do Pará, Edilson Moura da Silva; o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará, Maurílio de Abreu Monteiro; e representantes da Superintendência Regional do Incra de Marabá. FONTE: MDA



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico