A Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) divulgou a relação dos municípios que estão suspensos para operacionalização de novos financiamentos da linha Microcrédito Rural do Grupo B do Pronaf. Em todo o país, são 505 com operações suspensas. Esse número indica que houve uma redução de 50% em relação ao ano passado, quando haviam 1.006 municípios suspensos.
Segundo informações da Secretaria de Política Agrícola (SPA) da CONTAG, essa diminuição pode ser atribuída à renegociação e individualização das dívidas a partir de resolução do Banco Central do Brasil publicada em 18 de novembro de 2011, que estabeleceu o prazo para adesão até 30 de setembro de 2012. “Essa redução é um grande avanço”, comemora Antoninho Rovaris, secretário de Política Agrícola da CONTAG.
Portanto, a CONTAG orienta que as Federações e Sindicatos, juntamente com os Conselhos Municipais, elaborem os Planos Municipais de Aplicação e Recuperação das Operações da Linha de Crédito do Grupo B do Pronaf (PMAR) para retomar a operacionalização dos financiamentos, principalmente nos estados com muitos municípios em situação de irregularidade. Essa suspensão acontece quando o município registra taxa de inadimplência com valor igual ou superior a 15% das operações dessa linha de financiamento e um número de 50 ou mais dessas operações em atraso.
Clique nos links abaixo para acessar a relação de municípios suspensos e o balanço do Pronaf.
arquivos/portal/AnexoI_MunicipiosSuspensos.pdf
arquivos/portal/Anexo_BalancoPronaf.doc FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi