Começou nesta quinta-feira (29 de novembro) o Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras, Povos do Campo, das Águas e das Florestas de Mato Grosso, por Terra, Território e Dignidade, coordenado por diversos movimentos sociais, entre eles a CONTAG, FETAGRI-MT, Fase e MST. A ação é uma continuidade da edição nacional realizada em agosto deste ano. Pela manhã aconteceu uma plenária que contou com a participação de mais de 200 acampados(as), assentados(as), agricultores familiares, assalariados(as) rurais, quilombolas, entre outras pessoas. A análise de conjuntura destacou o atual momento da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar, contribuindo para que todos(as) conheçam mais a fundo as ações desenvolvidas e reivindicadas pelas entidades.
O evento também conta com a presença de representantes de organizações de trabalhadores rurais e camponeses de Moçambique (África) e da Bolívia, além de estudiosos holandeses, que vieram conhecer a produção de grão no Centro-Oeste brasileiro.
Nesta tarde acontecerão os trabalhos em grupo para debater e fazer proposições sobre os grandes temas agrários. A ação está sendo realizada no Centro de Treinamento e Estudo Sindical Rural (Centresir) da FETAGRI-MT. O encerramento será nesta sexta-feira.
O secretário de Política Agrária da CONTAG, Willian Clementino, está participando do Encontro Unitário do Mato Grosso. O dirigente disse que a meta para 2013 é realizar uma mobilização nacional envolvendo mais de 300 mil trabalhadores(as) em torno desta pauta. “Precisamos construir ações e reivindicações comuns com os diversos movimentos sociais no Brasil, afirmando nossa unidade na luta e na disputa de projeto político e de sociedade”, afirmou Clementino.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi