Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
12º CONGRESSO DA CONTAG
Margaridas unidas na luta por uma Sociedade mais Justa e Igualitária
WhatsApp

15 de Março de 2017


Roana Wrsula
TEMAS RELACIONADOS:
12º congresso da contag

Garantir a igualdade entre homens e mulheres e a busca pela implementação de políticas públicas contra todo tipo de opressão e todas as formas de violência à mulher e o desenvolvimento sustentável, com democracia, justiça, autonomia, liberdade para as mulheres, compreendendo que é preciso vencer as desigualdades econômicas, políticas e sociais. Esse foi um dos temas debatidos na tarde desta quarta-feira (15), no 12° Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12°CNTTR), pelos delegados e delegadas que participaram da Comissão Temática da Luta e Organização das Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas por uma sociedade mais justa e igualitária.

Outros pontos tocados e que foram amplamente discutidos pelo grupo estavam relacionados com os temas sobre o fim da divisão do trabalho entre homens e mulheres e, respectivamente, à diferenciação salarial entre ambos; a importância na luta contra o machismo, que mata dezenas de mulheres todos os dias no Brasil; a dupla jornada de trabalho, muitas vezes não reconhecidas pelo parceiro; a necessidade da independência financeira feminina, o que significa reconhecê-las como donas da própria vida. Além destes assuntos, outras questões sobre a sexualização e objetificação do corpo feminino como propriedade e mercadoria de erotização masculina, e o direito da mulher decidir sobre sua sexualidade e uma possível maternidade, caso queira, foram discussões que embasaram as trocas de vivências e experiências das delegadas e dos delegados.

Uma conquista das Mulheres do MSTTR se deu através da efetivação da participação ativa na pauta e ação sindical das mulheres, por meio da aprovação e implementação da paridade em todas as instâncias do MSTTR.

“Para nós mulheres, é até difícil traduzir o que significa para cada uma ter dado esse passo, mesmo diante das adversidades para que esse debate acontecesse. Muitas das vezes quando a gente tá pautando a necessidade da igualdade e da construção coletiva e conjunta entre homens e mulheres, acaba sendo muito uma pauta nossa, tanto que nós ocupamos este espaço como uma disputa, apesar da gente estar sempre lutando por uma construção coletiva e igualitária, ela acaba sempre sendo uma defesa só das mulheres”, declarou a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas.

Segundo ela, as principais barreiras que as mulheres enfrentam para se afirmarem enquanto mulher é se entenderem como protagonistas de um processo e de serem sujeitas de si, em busca do empoderamento feminino.

“Ver a paridade ser cumprida é um sentimento muito importante porque é a primeira vez que está tendo igualdade no movimento, não havendo diferenciação entre os sexos, e isso é muito gratificante para nós que viemos da roça, pois no meio rural o preconceito e o machismo são muito visíveis, além da mulher na maioria das vezes se sentir inferior ao homem”, comentou a delegada Auritta da Silva Oliveira.



Diante disso, a busca pelo reconhecimento do protagonismo político e representativo das mulheres trabalhadoras rurais e a luta por igualdade, visibilidade e pelo fortalecimento da democracia interna continuam sendo centrais para a organização feminina no Movimento Sindical.

“A importância da representatividade em traduzir para a prática aquilo que nós lutamos e minimamente conseguir ter nos espaços, mulheres para que possamos contar de fato, na luta contra o machismo e o patriarcado é uma maravilha. Daí o valor desta representatividade com quem efetivamente tem o compromisso com a organização e luta das mulhere, faz uma grande diferença, até porque cada uma de nós nos vemos representadas”, concluiu Alessandra. FONTE: Assessoria de Comunicação 12º CNTTR - Roana Wrsula



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico