Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Margaridas participam de atos em todo o Brasil
WhatsApp

08 de Março de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

O Dia Internacional de Luta das Mulheres – 8 DE MARÇO – foi marcado pela realização de inúmeros atos por todo o País em defesa dos direitos das mulheres, de denúncia do aumento da violência contra as mulheres, contra a reforma da Previdência e de lançamento e mobilização para a Marcha das Margaridas 2019.

Foram vários tipos de atos, como caminhadas, palestras, confraternização, lançamentos, café da manhã, audiências públicas, roda de conversa, entre outras formas de expressão para marcar a agenda política do Dia Internacional de Luta das Mulheres e da Marcha das Margaridas.

(EM ATUALIZAÇÃO)

ALAGOAS Foi realizado ato com caminhada pelas ruas de Maceió com mulheres do campo e da cidade para reivindicar direitos, contra os retrocessos, contra a reforma da Previdência e contra todas as formas de violência. O ato também teve o objetivo de denunciar a situação das mulheres que vivem na margem de uma lagoa na capital. A CONTAG esteve representada no ato pela secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues.





AMAZONAS A presidente da FETAGRI-AM, Edjane Rodrigues, participou de mobilização e caminhada do 8 de Março pelas ruas do centro de Manaus em defesa dos direitos das mulheres, de denúncia do aumento da violência contra as mulheres, contra a reforma da Previdência e também o objetivo de lançar e já mobilizar as mulheres para a Marcha das Margaridas 2019.

Também foi realizada ação sindical junto às mulheres trabalhadoras rurais guerreiras da Comunidade do Bacabal, que dizem não à reforma da Previdência e por nenhum direito a menos.





DISTRITO FEDERAL Foi realizado Cortejo do Dia Internacional de Luta das Mulheres do Distrito Federal e entorno, com a chamada para as mulheres do campo, da floresta e das águas participarem da ‘Ala das Margaridas’ no 8 de Março. Além da Ala das Margaridas, o ato contou com outras, como as do Movimento de Mulheres Negras, Feminismo Popular, Contra a Reforma da Previdência, etc. A concentração começou às 16h no gramado da Rodoviária do Plano Piloto e percorreu a região central de Brasília. O lema foi “Pela vida de todas as mulheres RESISTIREMOS!” A CONTAG esteve representada no ato.





ESPÍRITO SANTO O ato com caminhada em alusão ao 8 de Março foi realizado em Vitória, e foi dividido em quatro alas: Reforma da Previdência; Pela Vida das Mulheres: 8 de Março Meirielle se levanta; Não foi acidente: a Vale mata rio, mata bicho, mata gente; Mulheres em defesa da democracia, justiça, educação e autonomia. O ato foi realizado no centro da capital, saindo da Defensoria Pública Estadual até o Museu do negro (Mucane), no Parque Moscoso, onde foi encerrada a ação.





MATO GROSSO DO SUL O ato do 8 de Março em Mato Grosso do Sul foi realizado no assentamento Estrela, no município de Jaraguari/MS. Foi organizado um café da manhã e uma roda de conversa sobre a Marcha das Margaridas. A ação contou com a participação das representações da FETAGRI e da FETTAR/MS, além do prefeito Edson Rodrigues, da primeira-dama Luziana, da secretária da Assistência Social, Glauce Rodrigues, da vereadora Rose Vilela, do vereador Áureo Vilela, e da técnica da Agraer, Cleonice Jacomelli.





PARÁ Foi realizado ato em Belém/PA com milhares de pessoas, com “banquetaço” e caminhada que percorreu a avenida José Bonifácio, seguiu pela Duque, Pedro Miranda e encerrou no INSS do bairro da Pedreira. A intenção do “banquetaço” foi chamar a atenção para os direitos das mulheres e sua relação com a soberania alimentar. A mobilização contou com uma mesa de 15 metros, preenchida com alimentos doados por comunidades agroextrativistas e quilombolas, produzidos de forma agroecológica, sem uso de agrotóxicos. O alimento foi distribuído de forma gratuita para a população.





Foto: Lucivaldo Sena

PARAÍBA A FETAG-PB participou de caminhada com outros movimentos de mulheres da Paraíba. Em João Pessoa, a concentração começou às 14h, em frente ao Teatro Santa Roza, na Praça Pedro Américo, com o tema “Mulheres Vivas Livres e por Direitos: Somos todas Marielle”. As atividades fazem parte de uma agenda global da luta das mulheres por mais direitos e menos violência. Também teve a X Marcha Pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, em Remígio. Este ato foi organizado por 14 Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região da Borborema, em parceria com a AS-PTA.





PIAUÍ O Dia Internacional da Mulher foi marcado por grandes manifestações na cidade de Campo Maior. Centenas de trabalhadoras(es), lideranças sindicais do campo e da cidade, grupos de mulheres, representantes da Coordenadoria de Política para as Mulheres e lideranças políticas participaram do ato público em defesa dos direitos das mulheres, contra o machismo, feminicídio e toda forma de violência que atinge a mulher, e ainda manifestaram-se contrárias à Reforma da Previdência e à MP 871/2019, que atingem principalmente a população do campo. A FETAG-PI esteve representada através da presidente Elisângela Moura, do secretário geral Antônio José, do Coordenador do Polo Sindical e da assessoria. O ato teve início na sede do sindicato de Campo Maior e foi organizado em parceria com os STTRs de Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes, São João da Serra, Jatobá do Piauí, Coivaras, Sigefredo Pacheco e Juazeiro. Foi realizada uma caminhada pelas principais ruas da cidade.

Além do Polo de Campo Maior, também aconteceram manifestações, atos e comemorações em alguns municípios dos Polos de Parnaíba, Teresina, Piripiri, Esperantina e Paulistana. A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, participou do ato organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Batalha e pela União de Mulheres de Batalha (UMB), este ato integrou as atividades do Polo de Esperantina. Foi um importante ato de reafirmação de luta e resistência das mulheres, com caminhada pelas ruas da cidade e lançamento da Marcha das Margaridas, palestra sobre a violência contra as mulheres, com a participação de autoridades.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de Colônia do Piauí, Polo Sindical Regional de Oeiras, promoveu no final da tarde de ontem, 8 de março, dedicado ao Dia Internacional da Mulher, uma ação para homenagear as mulher trabalhadoras rurais do município. A concentração no centro da cidade reuniu dezenas de mulheres e a presença da Diretoria do STTR, Coordenadora do Polo de Oeiras, Luciene Lima, Secretária Estadual de Mulheres da FETAG-PI, Marlene Veloso, Major da Polícia Militar do Piauí, Elizete Lima, Prefeita Lúcia Moura, dente outras autoridades.

A FETAG-PI, por meio da Secretária Estadual de Mulheres, Marlene Veloso, Coordenadora do Polo de Paulistana, Francisca Gilberta (Caçula), participou nesta sexta-feira, 8 de março da Marcha Regional no município de Paulistana com a presença de dezenas de pessoas. A ação iniciou na praça de eventos no centro da cidade e a multidão seguiu em marcha pelas avenidas com faixas e cartazes reivindicando respeito para as mulheres e não a retirada de direitos propostas pela reforma da previdência e a Medida Provisória 871 do Governo Federal.









RIO GRANDE DO SUL A chuva que caiu na manhã de hoje – 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – em várias regiões do Estado, não foi suficiente para desencorajar as mulheres e suas famílias a atenderem o pedido da FETAG-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para se reunir, ouvir as lideranças e saírem às ruas para lutar pela garantia de direitos adquiridos, em especial contra a reforma da Previdência Social, que da forma como foi encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional, no mês passado, poderá elevar a idade de aposentadoria da mulher, de 50 anos para 55 anos. A coordenadora estadual de Mulheres da FETAG-RS, Lérida Pivoto Pavanelo, projeta que cerca de 60 mil pessoas estão participando dos eventos em âmbito municipal e regional. Além da previdência, Lérida destaca ainda a Marcha das Margaridas 2019, que vai ocorrer em agosto, em Brasília; a importância da família e da agricultura; a falta de renda na propriedade advinda das dificuldades na produção de leite, na estiagem; a Violência contra a Mulher; o SUS, a Sindicalização da Mulher, entre outros assuntos.

Mais fotos dos atos realizados nas regionais, clique AQUI.





SANTA CATARINA A FETAESC, por meio das Microrregiões e dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Catarina, tem mobilizado as mulheres do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para participar de diversas atividades pelo Estado Catarinense. Os objetivos dos encontros são reconhecer e discutir a importância da mulher na propriedade rural e na sociedade; celebrar a data que resgata a luta e a força das mulheres por igualdade; prevenir a violência contra as mulheres e organizar a delegação catarinense para a 6ª Marcha das Margaridas, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília.

Mais de 200 mulheres da Microrregião da Astramate participaram do II Encontro Regional de Mulheres Agricultoras nesta sexta-feira (8), em Mafra, para celebrar o Dia Internacional da Mulher e valorizar as mulheres do campo. Representando a FETAESC, a coordenadora Estadual de Mulheres, Agnes Schipanski Weiwanko, lembrou das lutas e de todo o esforço que as mulheres do meio rural enfrentaram para conquistar seus direitos e parabenizou as mulheres da Microrregião pela mobilização neste 8 de março. Foi oferecido um delicioso almoço, e também houve bingo e sorteio de brindes para as participantes.





SERGIPE O ato na capital sergipana teve como lema “8 de março: Mulheres de Sergipe na luta contra violência, o racismo e em defesa da aposentadoria”. O ato também é pelas memórias das Marielles, Margaridas, Yasmins e Laysas que são mortas todas os dias em nosso país. Em Sergipe, a agenda de luta das mulheres sergipanas, organizadas em diversos movimentos sociais, sindicais, partidos começou às 6h no posto de saúde do bairro Japãozinho (zona norte de Aracaju), depois seguiu para sede da empresa Almaviva no bairro Industrial. Juntas, mulheres do campo, ribeirinhas e da cidade marcharam até a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e finalizam o ato no INSS. As mulheres sergipanas também entregaram uma carta de reivindicações ao governador Belivaldo Chagas, a vice-governadora Eliane Aquino, aos/as deputados/as, ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e também ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público Estadual.

Entre as reivindicações estão: a garantia do funcionamento 24h da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis e implantação em todas cidades polos dos territórios Sergipanos; garantia de Programa de Geração de Emprego e Renda exclusivo para as mulheres desempregadas sergipanas, com igualdade de remuneração em relação aos homens; criação de campanhas permanentes e de um programa educativo para combate e prevenção de práticas de machismo nas escolas e unidades de saúde; efetivação do programa de atendimento especializado, no SUS, para as mulheres, a população negra, LGBT e indígenas, entre outras.





TOCANTINS Em alusão ao dia 8 de Março, está sendo realizado nos dias 07 a 09 de março, na FETAET, em Palmas, o Encontro de Líderes Femininas de Trabalhadoras do Campo, das Águas e das Florestas, com o objetivo central de criar estratégias e ações para irem ao encontro da Marcha das Margaridas 2019, que acontecerá em agosto, em Brasília, com o lema: “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. Nesses três dias de encontro, estão reunidas cerca de 30 trabalhadoras líderes, que estão pensando formas de juntar fundos através de bingos, rifas, bazar e patrocínios para a mobilização e ida das companheiras de todas as regiões. Além de pensarem sobre estratégias e desafios da Marcha das Margaridas, também foram organizadas rodas de conversas sobre autocuidado, retrocessos como a proposta machista e excludente de Reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro. Durante o encontro foi realizada a dinâmica no ‘pé do fogão’, na qual as mulheres ficaram em grupos e fizeram receitas caseiras e, ao mesmo tempo, pensaram em formas de viabilizar a ida para a marcha, logo depois apresentaram na roda como trocas de experiência e saberes as suas receitas diversas, desde comida, doce de mamão, molhos, até os remédios, xarope, repelente, hidratantes.





FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG, com informações das Federações.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico