O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou a retomada do Programa Chapéu de Palha, que auxilia os trabalhadores do campo na entressafra da cana-de-açúcar. Em reunião com o presidente da Contag, Manoel dos Santos, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Aristides Veras dos Santos, o governador discutiu a elaboração do projeto que trata da absorção da mão-de-obra desempregada dos 60 mil canavieiros da Zona da Mata.
O presidente da Fetape defendeuque o programa deve voltar a ter o caráter estruturador e não apenas emergencial ou assistencialista. "Pernambuco é um dos piores estados do ponto de vista estrutural da assistência técnica", reclamou. "Já chegamos a ter 1.500 técnicos, mas hoje não temos 50".
Já o presidente da Contag, Manoel dos Santos, disse que a reunião foi muito importante para abrir um canal de diálogo junto ao governo de Pernambuco. "O governador foi bastante receptivo e disse que a pauta apresentada pela Fetape é prioritária", diz.
O governador Eduardo Campos se comprometeu a anunciar os prazos e os critérios do programa Chapéu de Palha até o dia 4 de maio. Campos ainda anunciou para os próximos meses reunião para avaliar e manter o processo de relação mais próxima com as entidades.