A retomada do Programa Chapéu de Palha e a formação de um grupo de trabalho para esboçar projetos de implementação de uma unidade de esmagamento para produção de biodisel em Pernambuco, são os resultados do encontro entre o presidente da Contag, Manoel dos Santos, o presidente da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (Fetape), Aristides Veras dos Santos e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no último dia 17.
Na opinião de Manoel dos Santos, a reunião foi muito importante para abrir um canal de diálogo junto ao governo de Pernambuco. "Eduardo Campos foi bastante receptivo, e se comprometeu com a pauta apresentada pela Fetape", disse.
Mas, na ocasião, o presidente da Contag questionou o corte no orçamento da superintendência do Incra no estado para este ano. Serão apenas R$ 37 milhões, menos da metade do que foi aplicado em 2006 para assentar quase o mesmo número de famílias. Para 2007, a meta do governo federal é assentar 5.248 famílias em Pernambuco. "Nós estamos sugerindo tanto ao MDA quanto ao próprio presidente a necessidade de um maior planejamento para as ações que devem ser desenvolvidas nessa área", contou.
Outra preocupação que envolve o estado de Pernambuco são os conflitos em três fazendas com cerca de 300 famílias de trabalhadores rurais. No caso da fazenda Engenho Altinho, no município de Gameleira, os trabalhadores da Fetape receberam a emissão de posse em 2005, mas o MST ocupou a terra e não permite a entrada deles. O mesmo acontece nas duas outras áreas. O presidente da Federação Aristides Santos pediu providências definitivas do governo.
Fonte: Vanessa Montenegro e Emmanuellle Nunes