Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Manifesto de Organizações do CNDM em defesa do Estado Democrático e de Direito e em repúdio ao desmonte da SPM
WhatsApp

27 de Junho de 2016


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
mulheres

O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, CNDM, constitui um marco na história política do Brasil. Sua criação em 1985 (Lei 7.353/85) representa a luta das mulheres brasileiras na afirmação de sua igualdade social como fator fundamental para um verdadeiro processo de democratização de nossas instituições políticas, após 21 anos de ditadura militar. O CNDM teve um papel fundamental na garantia dos direitos da mulher na Constituição de 1988.

Desde então, o CNDM tem exercido a função de propor, avaliar e fiscalizar as políticas públicas com vistas a promoção dos direitos das mulheres (Decreto nº 8.202 de 2014). Exerce esse controle através de suas integrantes, representantes da diversidade do universo de mulheres brasileiras e atuantes na defesa de seus direitos através de redes, articulações, entidades de classe, associações, sindicatos e organizações não governamentais.

Cumprindo seus objetivos o CNDM coordenou as 4 grandes Conferencias Nacionais para a elaboração de políticas públicas para as mulheres, em articulação com a Secretaria de Políticas para as Mulheres-SPM. A esse ciclo virtuoso de conquistas e avanços, enfrentamos hoje o desmonte do Ministério da Mulher da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que passa a ser uma subsecretaria do Ministério da Justiça.

Acompanhamos, com muita preocupação e indignação, o desenrolar do golpe que a cada passo desmonta as políticas sociais, sobretudo com a Publicação da Nº 611/junho de 2016, que desmobilizou e inviabilizou por 90 dias todas as atividades dos Conselhos de Controle Social, vinculados ao Ministério da Justiça. Se não bastasse, outra grande perda com a publicação do decreto publicado no último dia 22/06/2016, transferindo e subtraindo os recursos no valor de R$12.927.981,00 já destinados à SPM, para Presidência da República.

Para além dos desmandos, das contradições e das irregularidades amplamente denunciadas, tanto do encaminhamento deste processo, quanto das figuras que o encaminham, sobre as quais pesam múltiplas e comprovadas acusações, preocupamo-nos também com o papel da grande mídia. Em ação determinada e articulada com setores do judiciário e do parlamento, esta mídia ora fabrica, ora repercute seletivamente notícias, fatos e factoides que ajudam a construir a versão de um crime inexistente que se quer legitimar, sem o menor respeito à diversidade em suas fontes, ou à pluralidade de opiniões, como deveria ser a função de uma mídia minimamente imparcial e descente. Quem são os beneficiários dessa manipulação?

Culparam a presidenta pela crise econômica em curso, embora saibam que a crise é global, e vem se arrastando, atingindo economias de grandes países capitalistas em todo o mundo. Utilizaram-se de repertórios machistas e misóginos para difamar a figura da presidenta eleita pelo simples fato de ser mulher. Charges, memes, hashtags pornográficas, adesivos alusivos ao estupro da presidenta, reportagens de jornais e revistas traduzem o duro viés do discurso misógino, fundado no patriarcalismo estrutural presente na sociedade brasileira. Os meios utilizados para desconstruir a imagem da presidenta Dilma enquanto gestora e mulher, não agridem somente a ela, agridem a todas nós mulheres e motivam a incitação e apologia do crime contra mulheres, tão evidenciado nos últimos dias.

A absurda reforma ministerial realizada pelo governo ilegítimo encabeçado pelo vice Michel Temer logo após a votação pela admissibilidade do processo de impeachment no Senado, modificou diversas prioridades políticas do mandato eleito democraticamente pela população brasileira. Vários ministérios foram limados ou desmontados. Qual será o destino dos programas sociais? Qual será o destino dos projetos que defendiam mulheres, negros, LGBTTs, pessoas com deficiência, pessoas sem moradia?

O nosso país é constituído majoritariamente de mulheres e de negros e o governo interino, de forma compatível com a atitude retrógrada e discriminadora, não indicou nenhuma mulher, nenhum negro para compor o primeiro escalão do seu governo ilegítimo. Além dessa atitude claramente machista e racista, indicou para dirigir as principais pastas da administração federal, um grupo de deputados federais que incluía vários investigados e com ordens de prisão decretadas conforme fartamente divulgado pela mídia.

Se não bastasse, o presidente ilegítimo nomeou a ex-deputada federal Fátima Pelaes que se opõe ao Estado laico e defende a submissão deste às crenças religiosas. A nova secretária, além de tudo, ainda é alvo de processo no seu Estado do Amapá, por desvio de quatro milhões de reais do Ministério do Turismo. Isso é uma agressão a todas as mulheres brasileiras que se manifestam contra sua nomeação por todo o país.

É inaceitável que os compromissos eleitos nas urnas sejam vendidos.

E lembrando Simone de Beauvoir: ESTAMOS VIGILANTES. “Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.” Simone de Beauvoir

ASSINAM ESTE MANIFESTO AS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL QUE COMPÕE O PLENO DO CNDM - EM 26 JUNHO DE 2016. Redes e Articulações feministas e de defesa dos direitos das mulheres 1)Articulação Brasileira de Lésbicas/ABL Conselheira: KAROLINE SOARES CHAVES 2)Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica/ABMCJ Conselheira: RENATA SCHMIDT CARDOSO 3)Associação Nacional de Travestis e Transexuais/ANTRA Conselheira: CHOPELLY GLAUDYSTTON PEREIRA DOS SANTOS 4)Confederação das Mulheres do Brasil/CMB Conselheira: LIDIA CORREA DA SILVA 5)Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil – BPW Brasil Conselheira: EUNICE APARECIDA DA CRUZ 6)Fórum de Mulheres do Mercosul Brasil/FMM Conselheira: JEANETE MAZZIEIRO 7)Fórum Nacional de Mulheres Negras/FNMN Conselheira: SILVANA DO AMARAL VERISSIMO 8)Liga Brasileira de Lésbicas/LBL Conselheira: SILVANA BRAZEIRO CONTI 9)Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia/MAMA Conselheira: MARIA ANTONIA S. SALGADO 10)Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil/MMC Conselheira: JUSTINANA INÊS CIMA 11)Parto do Princípio - Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa Conselheira: CRISTIANE YUKIKO KONDO 12)Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos/RNFS Conselheira: SHEILA REGINA SABAG KOSTIN 13)União Brasileira de Mulheres/UBM Conselheira: LÚCIA HELENA RINCON AFONSO 14)União de Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira/UMIAB Conselheira: ROSIMERE MARIA VIEIRA TELES 15)União Nacional dos Estudantes (UNE) Conselheira: BRUNA COUTO ROCHA

Organizações de caráter sindical, associativa, Entidades de Classe que atuam na promoção dos direitos das mulheres 1)Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) Conselheira: Ana Maria Costa 2)Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/CTB Conselheira: Ivânia Pereira da Silva Teles 3)Central Única dos Trabalhadores/CUT Conselheira: Mara Luzia Feltes 4)Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/CNTE Conselheira: Isis Tavares Neves 5)Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura/CONTAG Conselheira: Alessandra da Costa Lunas 6)Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos/FENATRAD Conselheira: Sueli Maria de Fátima Santos 7)Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria/CNTI Conselheira: Sônia Maria Zerino da Silva 8)Conselho Federal de Psicologia (CFP) Conselheira: Valeska Maria Zanello de Loyola

CONSELHEIRAS DE NOTÓRIO CONHECIMENTO DAS QUESTÕES DE GÊNERO 1)Jacqueline Pitanguy de Romani CEPIA – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação - pitanguy@cepia.org.br 2)CONSELHEIRA EMÉRITA: CLARA CHARF FONTE: Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM)



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico