Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais permanecem na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e participam, neste momento, de assembléia em frente ao Ministério da Fazenda. A manifestação é totalmente pacífica e conta com a presença do presidente da CUT Nacional, Artur Henrique, e de parlamentares do PT e do PCdoB.
O presidente da Contag, Manoel dos Santos, destacou os pontos principais da pauta do Grito da Terra Brasil - mudança dos índices de produtividade rural, garantia dos direitos previdenciários, avanço da reforma agrária e relações dignas de trabalho no campo - e relatou os resultados das negociações com o governo federal. As coordenadoras das comissões nacionais de Mulheres, Carmen Foro, e de Jovens, Elenice Anastácio, também apresentaram as reivindicações das mulheres trabalhadoras do campo e da juventude rural.
O presidente da CUT cumprimentou os manifestantes e defendeu avanços na Previdência Social. "Não podemos aceitar qualquer mudança que retire direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A Contag está no caminho certo. Os nossos direitos têm de ser conquistados com mobilização, organização e negociação", afirmou.
O diretor da Fetag/PA, Carlos Agusto, protestou contra a violência no campo. O dirigente da Fetag/RS, Sérgio Miranda, defendeu o aprofundamento das políticas públicas para a área rural. Já os dirigentes da Fetaeg, Elias D´Angelo, e da Fetarn, Manoel Cândido, destacaram a necessidade de incrementar a luta pela reforma agrária em todo o Brasil.
A manifestação recebeu o apoiodo senador João Pedro (PT-AM) e dos deputados Anselmo (PT-RO), Assis Couto (PT-PR), Beto Faro (PT-PA), Chico Lopes (PCdoB-CE), Fátima Bezerra (PT-RN), Iran Barbosa (PT-SE), José Genoíno (PT-SP), José Guimarães (PT-CE), Pedro Eugênio (PT-PE) e Pedro Wilson (PT-GO). Os dirigentes da CUT do DF e de Goiás, do MST e do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santos também compareceram à assembléia em frente ao Ministério da Fazenda, que teve, ainda, a participação de dirigentes das Fetags de todo o País. Fonte: Agência Contag de Notícias