A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) torna público e celebra a aquisição no último dia 10 de janeiro de 2020, de duas importantes áreas através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
As áreas estão localizadas nos municípios de Lago dos Rodrigues, cerca de 308 hectares, contemplando 30 famílias, e em Lagoa Grande do Maranhão, aproximadamente 619 hectares, beneficiando 16 famílias rurais.
São 46 famílias de agricultores(as) familiares que graças a reivindicação e articulação da FETAEMA e Sindicatos filiados, e o compromisso da Unidade Técnica Estadual (UTE/MA), hoje estão com suas terras devidamente tituladas através de financiamento contratado no Banco do Nordeste do Brasil pela linha PNCF Social - Subprojeto de Investimento Básico (SIB).
A FETAEMA lembra que essas são as primeiras áreas adquiridas no novo formato do PNCF, e aproveita a oportunidade para agradecer o empenho de todos os órgãos e instituições que atuam em defesa da agricultura familiar no Estado do Maranhão, mas principalmente às famílias que não desistiram de conquistar o tão sonhado pedaço de terra para viver, trabalhar dignamente e produzir alimentos variados e saudáveis que vão diretamente para a mesa dos(as) maranhenses e brasileiros(as).
PNCF
Resultado de uma pauta de reivindicação da CONTAG, FETAEMA e Sindicatos filiados através do Grito da Terra Brasil, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) foi criado em 2003, com o objetivo de possibilitar aos trabalhadores(as) rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. No caso do Maranhão e do Nordeste, o Programa é essencial para combater o êxodo e a pobreza rural.
FONTE: Diretoria da FETAEMA