Na próxima semana acontece nos estados de Goiás, Minas Gerais e Rondônia a primeira etapa do projeto de Capacitação de Lideranças e Dirigentes com ênfase em Educação do Campo , desenvolvido pela Contag em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Melhorar a intervenção das lideranças sindicais quando o assunto for educação do campo é uma das metas do projeto.
As atividades do projeto começaram em maio deste ano. Ele é desenvolvido nos territórios do MDA. Os cerca de 120 territórios atendidos envolvem áreas de todos os estados. Este é quarto ano do projeto de capacitação de lideranças A cada edição, aumentam o número de lideranças capacitadas. Até o momento, já foram atendidas cerca de três mil e 600 pessoas.
Para a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, a ação já melhorou a qualidade da educação em muitos municípios. "Várias federações já estão agindo nos municípios. Esse ano serão duas etapas de capacitação em cada estado. A primeira etapa é só com lideranças de base do movimento" explica. "Fortalecendo as lideranças estamos fortalecendo o próprio município", analisa Alessandra.
Além do projeto com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), a Contag desenvolve outra ação de capacitação de educadores com o Ministério da Educação. Essa capacitação atua na prática. Uma das conquistas do Grito da Terra foi a criação de uma secretaria no MEC para cuidar especialmente da Educação na área rural. Alessandra Lunas está otimista com a ação e disse que o movimento sindical vai acompanhar de perto para conferir se a coordenação trata diferenças concretas.
Fonte: Angélica Cordova
Agência Contag de Notícias