Dirigentes dos sindicatos dos municípios de Humberto de Campo, Primeira Cruz, Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís participam desde ontem (21) da segunda etapa do II Módulo de Formação de Multiplicadores do Projeto Gênero, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, no Maranhão.
O projeto está no seu terceiro ano e resulta de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Contag. Vem sendo executado em 19 estados. No Maranhão, ele é desenvolvido pela Fetaema, abrangendo 14 municípios do Território Lençóis Maranhense e Munim.
A segunda etapa do curso prosseguirá até quinta-feira (24), no salão de eventos da Pousada Quebra-Anzol, em Morros. A coordenadora estadual de Mulheres da Fetaema, Rosmarí Malheiros, explica que o objetivo maior do projeto "é fortalecer o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e sua atuação na formulação da Política de Saúde para a População do Campo e da Floresta, com a perspectiva da territorialidade e da igualdade de gênero articulada com as questões de geração, raça e etnia".
Ao todo, 90 multiplicadores desenvolverão ações educativas no sentido de conscientizar os trabalhadores e trabalhadoras rurais e fortalecer a capacidade de intervenção dos MSTTR no exercício do direito à saúde. O público-alvo do projeto são dirigentes dos STTRs, lideranças comunitárias com inserção profissional na área de saúde (profissionais do SUS, conselheiros municipais, etc) e lideranças das áreas de educação e assistência social. FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetaema